Calculadora da Ovulação

Está a procurar engravidar, ou então, evitar uma gestação? Se a sua resposta é sim, então conhecer o seu ritmo biológico pode ser bastante útil para conhecer em que dias é que as probabilidades de engravidar são maiores.

Dessa forma, poderá insistir mais nesses dias para conseguir efetivar a fecundação, ou então, não ter relações sexuais desprotegidas durante esse período de tempo de modo a evitar uma gravidez. Uma calculadora da ovulação torna-se assim um instrumento muito útil para qualquer mulher. Saiba mais sobre a ovulação e o período fértil, e ainda, como calcular quando ocorre.

O que é a ovulação ?

Todos os meses, a partir da primeira menstruação, a mulher liberta mensalmente um óvulo, que pode depois ser fecundado e dar origem a um bebé. Este é um processo natural e que dá início ao período fértil onde a mulher pode engravidar.

De uma forma geral, as mulheres têm um ciclo bastante regular, que por norma é de 28 dias.

Contudo, há muitos casos onde esse ciclo tem uma periodicidade irregular, que pode ser superior ou inferior aos 28 dias. Descubra de seguida como calcular a ovulação em mulheres com o ciclo regular e irregular.

Como calcular a ovulação

Geralmente, a ovulação ocorre ao 14º dia do ciclo. Dessa forma, sabendo a data da última menstruação, é possível calcular o período fértil de uma forma simples. Confira, passo a passo, como utilizar esta calculadora da ovulação e período fértil.

Passo 1 – Para um ciclo normal de 28 dias, deve contar 14 dias a partir do último dia da menstruação. Por exemplo, se essa data foi a 3 de junho, então o 14º dia será a 17 de junho.

Passo 2 – Como a ovulação pode não ter um dia exato, considera-se que ela pode ocorrer até 3 dias antes ou depois do 14º dia. Ou seja, usando o exemplo anterior, a ovulação poderá ocorrer entre dia 14 e 20 de junho. Este é assim o período fértil da mulher.

Calculadora da ovulação numa mulher com ciclo irregular

No caso de uma mulher com um ciclo irregular, é mais difícil calcular a ovulação, podendo dar origem a contas muito erradas, e impedir que alcance aquilo que deseja, seja engravidar ou evitar a gestação.

Apesar de existirem formas de o fazer, não o recomendamos, devendo antes optar por um teste de ovulação da farmácia. Já se pretende evitar a gestação, nestes casos então é imprescindível o uso de um contracetivo.