10 primeiros sintomas de gravidez

A partir do momento em que a mulher começa a treinar para engravidar ou depois de algum descuido com contracepção, a mulher começa a sentir pequenas alterações, sinais ou sintomas que associa a uma gravidez. Para distinguir os sintomas de ansiedade com os sintomas de gravidez, deixamos aqui a lista dos principais sintomas de uma gravidez.

Os sintomas variam muito de mulher para mulher e podem surgir em diferentes alturas, algumas mulheres sentem logo no começo da gravidez, outras mais tarde e algumas não chegam a sentir nenhum. Para ter a certeza deve sempre confirmar com um teste de gravidez.

10 primeiros sintomas de gravidez

primeiros-sintomas-da-gravidez

Corrimento vaginal rosado

Pode ocorrer um leve corrimento cor-de-rosa quando o ovo é fecundado. Nas primeiras semanas pode acontecer pequenos sangramentos devido à da implantação do embrião na parede do útero.

Cólica e dor abdominal

Com o aumento de fluxo sanguíneo na região pélvica pode sentir algum desconforto abdominal, muito semelhante às cólicas de dores menstruais.

Seios inchadas

Durante os primeiros dias de gravidez a mulher pode notar um aumento do tamanho do peito, as mamas também ficam mais sensíveis devido à acção das hormonas que estimulam as glândulas mamárias preparando a mulher para a amamentação. O mamilo também pode ficar mais sensível e escurecido.

Inchaço abdominal

Um dos primeiros sintomas de gravidez é o inchaço abdominal, este ocorre devido ao aumento do fluxo sanguíneo.

Vontade de fazer xixi

Com a compressão da bexiga pelo útero, pode sentir vontade de ir à casa de banho mais vezes, especialmente, durante a noite.

Cansaço e sono

Logo nas 2 primeiras semanas de gravidez pode sentir-se mais cansada e com imenso sono.

Enjoos e vómitos

São um dos sintomas mais associados os enjoos e os vómitos são bastante comuns principalmente pela manhã, surge geralmente após a 6ª semana de gestação e pode ou não desaparecer no final do 1º trimestre. Pode ainda sentir um aumento da produção de saliva, desconforto na boca e mal-estar no estômago.

Manchas na pele e acne

A gravides provoca um aumento da produção de melanina, que leva ao escurecimento dos mamilos e de algumas manchas. Devido às alterações hormonais também pode notar um aumento da acne facial.

Variações de humor

No início da gravidez pode ainda sentir algumas alterações hormonais, pode chorar sem motivos aparentes.

Atraso menstrual

A maioria destes sintomas passam despercebidos, o atraso da menstruação é o sintoma mais associado a uma possível gravidez. A forma mais segura de saber se está grávida é fazendo um teste de gravidez ou um teste de sangue.