7 Diferentes Tipos de Avós – Qual é a do seu?

Que existem diferentes tipos de avós ninguém duvida. Mas Você já parou para pensar qual é a do seu filho? Ou então, para as mulheres que já são avós, quem é você diante desse papel tão importante na vida dos netos?

Muito se fala da importância das avós na vida dos netos, principalmente no que diz respeito ao afeto, diversão, ensinamentos e aquele sentimento de conforto e segurança.

É quase que unanimidade que toda criança adora ir para a casa dos avós, pois são realmente mimadas quando chegam. Mas será que é somente essa a relação?

Qual a conexão entre os netos e os diferentes tipos de avós?

Diferente do que muitos pensam, os benefícios desse relacionamento não são apenas para os netinhos. Mas, principalmente para os avós.

De acordo com o psicólogo Caio Henrique Vianna Batista existe, inclusive, um termo para isso e chama-se avosidade. “Que serve para designar aquela relação que se tem com o mundo, enquanto avós, quando se dá conta de que o seu filho já é mãe ou pai de uma outra criança”, explica.

Ainda de acordo com o psicólogo essa é uma oportunidade de reviver a sua juventude: “essas relações fazem com que a pessoa além de reavivar tudo que ela precisa, de resignificar pontos da juventude dela, ainda tem a possibilidade de não ter a mesma responsabilidade que os pais têm sobre a educação de um filho”. Incrível não é verdade?

Agora que você já sabe a importância desse relacionamento para ambos os lados, conheça os tipos de avós:

Tipos de Avós

1. Brincalhona

Um dos tipos de avós mais comuns são aquelas que entram na brincadeira com os netos. Estão sempre dispostas a brincar de boneca, carrinho, pintura ou qualquer outra opção que as crianças queiram.

Geralmente, quando elas escutam que vão para a casa da vovó, já é instaurada uma euforia.

Mesmo aquelas que já não podem se mexer muito, mas fazem questão de acompanhar e estar por perto na hora das brincadeiras também fazem parte dessa lista! Afinal, elas só querem saber da alegria das crianças.

2. Tradicional

O fim de semana na casa da vovó é sempre muito bom, ainda mais quando isso representa aprender com os mais velhos. As vovós mais tradicionais gostam de contar histórias, fazer roupinhas para os netos (ou para os seus brinquedos). Gostam de preparar guloseimas e comidas especiais para quando os netos vão visitá-la.

A maioria das avós ainda são bem tradicionais. Mas a cada dia que passa, elas preferem também estar presente na rotina do dia a dia, se tornarem amigas e não tanto ser uma figura de autoridade. É claro que o respeito continua, mas não deixam de estar presentes na vida dos seus netos, mesmo quando chegam à fase da adolescência.

3. Autoritária

As mulheres estão tendo filhos cada vez mais cedo e para conseguir educá-los, contam com a ajuda da mãe. Estas são outros tipos de avós que, por estarem presente no dia a dia, acabam por se tornar uma figura mais autoritária, tal como a própria mãe.

Elas estão prontas para dar broncas, ensinar, ajudar nas tarefas da escola, dão comida, banho, colocam para dormir e tudo mais. Estão presentes para ajudar seus filhos que, na maioria dos casos estão o dia todo foro a trabalho para conseguirem sustentar a casa. O que não significa que elas não amem seus netos, queiram brincar ou até mesmo mimar! Tem sempre muito amor envolvido.

4. Permissivas

As avós que permitem tudo são também são muito queridas, pois, o netinho espera o dia de ir para a casa da avó para fazer tudo o que é proibido na sua. É sempre o dia de comer doces, chips, dormir tarde, ficar no celular ou na frente da televisão o dia todinho!

São os tipos de avós que todo mundo brinca que “estragam os netos”. Mas a verdade é que dão muito carinho!

5. Desapegadas

Esses tipos de avós amam seus netos e gostam muito de passar tempo com eles. Mas não são agarradas, por assim dizer. Não fazem de tudo para os netinhos como as permissivas ou querem estar do lado durante as brincadeiras do dia. Mas estão presentes sempre na vida deles.

6. Super protetoras

Chega a ser engraçado esses tipos de avós, pois assim como as mamães de primeira viagem, elas estão sempre muito preocupadas. Inclusive, são capazes de “chamar a atenção” de seus filhos, reclamando como se eles não cuidassem direito dos seus netinhos.

“Leva o casaco, pois pode fazer frio”; “Não corre, pois pode cair e se machucar”; “Coloque os equipamentos de segurança para andar de bicicleta”. Essas são apenas algumas das frases que muito provavelmente ela irá repetir. Mas não é por maldade, elas só querem o melhor para eles!

7. Modernas

Contar histórias e fazer crochê é apenas para as avós mais tradicionais! Na era da tecnologia as vovós estão cada vez mais moderninhas se tornando a principal seguidora dos netos nas redes sociais. Elas têm Facebook e Instagram, fazem publicações e stories, seguem e comentam todos os posts dos seus netinhos.

Elas fazem questão de conhecer todas as novidades, as músicas, bandas e artistas favoritos; querem aprender a mexer no celular, tablet e qualquer outro dispositivo. Tudo isso para não perder nenhum momento com os seus netinhos.

São vários os tipos de avós, mas uma coisa é certa: elas tem sempre muito amor para dar!

Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal, Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto. Segmento ambulatorial do recém nascido pré termo Habilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso. Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.