O significado do amor para as crianças entre 4 e 8 anos

Para cada pessoa, em cada cultura, o amor é representado de forma única.

Mas o que todo mundo concorda é que existe a linguagem universal do amor, representada por gestos, palavras e atitudes de carinho, afeto, empatia e todos os bons sentimentos.

Mesmo os adultos, já vividos e estudados, têm dificuldade em expressar ou explicar o que é o amor. Então, uma boa forma de compreender o que ele significa é pela perspetiva das crianças.

O significado do amor para as crianças entre 4 e 8 anos de idade

As crianças falam o que pensam e buscam as melhores palavras, dentro do seu repertório simples, quando querem explicar alguma coisa. Sua percepção mais crua sobre o mundo que as cerca permite que surpreendam ao dizerem o que pensam de forma genuína.

Sabendo disso, um grupo de educadores resolveu reunir algumas crianças com idade entre 4 e 8 anos para lhes perguntar o que é o amor. Encante-se com as respostas!

“Quando alguém ama você, a maneira como ela fala seu nome é diferente. Você apenas sabe que seu nome está seguro na boca dela.”

Billy, 7 anos

“O amor é quando a minha mãe faz café para o meu pai e bebe um golinho antes de lhe dar para saber se está realmente bom.”

Danny, 7 anos

“Amor é quando você beija o tempo todo. Então, quando você se cansa de beijar, você ainda quer estar junto da pessoa para conversar mais. Minha mãe e meu pai são assim…”

Emily, 8 anos

“Se você quer aprender a amar melhor, você deve começar com um amigo que você odeia”.

Nikka, 6 anos

“O amor é quando a mamãe vê o papai fedendo e suado e ainda diz que ele é mais bonito que o Robert Redford.”

Chris, 7 anos

“Amor é o que faz você sorrir quando você está cansado.”

Terry, 4 anos

“Quando a minha avó ficou com artrite, ela não podia se curvar para pintar as unhas dos pés. Então meu avô faz isso para ela o tempo todo, mesmo quando suas mãos tiveram artrite também. Isso é amor.”

Rebecca, 8 anos

“Você realmente não deveria dizer “eu te amo” a menos que realmente seja verdade. Mas se for, você deve dizer muito. As pessoas esquecem.”

Jessica, 8 anos

“O amor é quando a mamãe vê o papai no banheiro e não acha que é nojento.”

Mark, 6 anos

“Quando você ama alguém, seus cílios sobem e descem e pequenas estrelas saem de você.”

Karen, 7 anos

“Eu sei que minha irmã mais velha me ama porque ela me dá todas as suas roupas velhas e tem que sair para comprar novas.”

Lauren, 4 anos

“Amor é quando seu cachorro lambe sua cara, mesmo depois de você tê-lo deixado sozinho o dia inteiro.”

Mary Ann, 4 anos

“Amor é quando você diz a um cara que gosta da camisa dele, então ele a usa todos os dias.”

Noelle, 7 anos

“O amor é como uma velhinha e um velhinho que ainda são amigos, mesmo depois de se conhecerem muito bem.”

Tommy, 6 anos

“Amor é quando a mamãe dá ao papai o melhor pedaço de frango.”

Elaine, 5 anos

Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal, Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto. Segmento ambulatorial do recém nascido pré termo Habilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso. Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.