Como melhorar o relacionamento entre irmãos

A relação entre irmãos é uma das mais importantes, uma relação que nos acompanha ao longo da vida. Ele deve ser estimulado de forma a estabelecer laços fortes.

O relacionamento entre irmãos é um dos mais fortes que uma pessoa pode ter na vida, por isso, os pais e toda a família devem ajudar para que esse relacionamento se potencialize cada vez mais, afinal o laço entre irmãos é para a vida toda.

Como potencializar o relacionamento entre irmãos

Dê exemplo de comportamento

Para fortalecer o relacionamento entre irmãos, a primeira coisa que os pais devem fazer é dar o exemplo.

Se você quiser que seus filhos convivam bem entre eles, você terá que dar o exemplo de boas relações com as outras pessoas.

Brinque em família

Se você tirar um tempo para brincar em família, fortalecerá o vínculo familiar e entre os irmãos. Com as brincadeiras e jogos em família, você pode ensinar aos pequenos os valores e formas de relacionamento certeiras.

Não se preocupe quando os seus filhos começarem a crescer e as brincadeiras diminuírem. O que importa é que a comunicação seja fortalecida desde que são pequenos.

Criação positiva

Castigar ou gritar demais pode prejudicar o bem estar dos seus filhos.

Você deve estar consciente que as crianças imitam estes comportamentos e se comportam mal entre eles. Por este motivo, praticar técnicas para que as crianças sejam positivas motivará a relação entre pais e filhos e também entre irmãos.

Tratar bem os filhos fará com que eles se deem bem entre si e ainda aumentará a autoestima deles.

Comportamentos saudáveis

As condutas saudáveis ajudarão com que os seus filhos aprendam o significado de união familiar.

É preciso que você identifique atributos positivos que são especiais para cada uma das suas crianças e os reforce com frequência.

Evite colocar rótulos nos comportamentos negativos, e jamais compare os seus filhos ou diga que gosta mais de um do que do outro ou que um é melhor do que o outro.

Diminua a rivalidade

Não reforce a competição entre irmãos para conseguir resultados melhores porque tudo vai sair ao contrário do que o que você pretende. O necessário é ajudar aos filhos de forma individual que reconheçam o seu valor e que a competição entre os irmãos não tem sentido.

Quando seus filhos fizeram alguma coisa certa, elogie com carinho e muito orgulho.

Fortaleça o vínculo dos irmãos

A família pode criar situações nas quais os irmãos trabalhem em equipe, como o desenvolvimento de tarefas do dia a dia, brincadeiras, compartilhamento de brinquedos, passeios, afazeres escolares juntos e prática de atividades físicas.

Estando juntos, os irmãos se tornam mais companheiros um do outro.

Deixe os irmãos resolverem o conflito entre eles

Por mais que os irmãos sejam companheiros, as brigas existem, então deixe seus filhos amadurecerem permitindo que eles resolvam o conflito entre si.

 

Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal, Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto. Segmento ambulatorial do recém nascido pré termo Habilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso. Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.