Quando Passear com o Bebê

O momento ideal para o bebê começar a sair de casa é uma das maiores dúvidas dos recéns papás. Sã muitas as dúvidas e também as opiniões.

Cada caso é um caso, é importante considerar algumas questões como a altura do ano, a imunidade do bebê, em caso de dúvida deve questionar o médico que acompanha o seu bebê.

Deixamos algumas dicas para sair com o seu bebê.

Com quantas semanas pode o bebé sair de casa?

Um bebê recém-nascido requer alguns cuidados, por isso, é importante ter alguns cuidados na hora de ir passear com eles. O seu bebé viveu 9 meses dentro da barriga da mãe, lá estava protegido, cá fora fica exposto a vários agentes.

O primeiro mês de vida é o mais complicado, nesta altura o bebê ainda está a adaptar-se ao Mundo.

Nesta fase convém ficar em casa e sair apenas em caso de necessidade como consultas médicas e vacinas.

Depois deste período de resguardo, o bebê pode e deve fazer pequenos passeios. No entanto, durante os primeiros meses de vida, deve evitar locais muito fechados e com muitas pessoas, para evitar o contato com infeções.

Onde passear com o Bebê

O ar fresco é ideal para a saúde do bebê. Breves passeios são importantes para o bebê e também para a mamã. Eles ajudam a mudar o ambiente e a recarregar as energias.

Nos primeiros tempos deve optar por passeios breves, em locais tranquilos, arejados e com pouca gente.

Preparar o bebé para sair

Depois de decidir sair com o se bebê, começam outras dúvidas e uma nova preparação. Um bebê requer algum tempo de preparação antes de sair. Com um pouco de prática começa a conhecer as necessidades.

O bebê deve ir vestido de forma confortável. Leve uma mantinha para o caso de o tempo arrefecer.

Escolha as horas ao início da manhã ou ao final da tarde para os seus passeios, especialmente, em dias de mais calor.

Nos primeiros meses de vida o bebê tem rotinas de sonho e de alimentação, é importante planear as saídas de acordo com essas rotinas. Alimente e mude a fralda antes de sair.

Dicas para sair com o bebê pela primeira vez

Prepare a mala do bebê, lenços umedecidos, fraldas, materiais de higiene, uma muda de roupa-

Vista o bebê de acordo com o clima.

Se sair sozinha com bebê a questão de ir ao banheiro pode ser um problema, evite líquidos antes de sair de casa e opte por lugares que tenham banheiro. Escolha uma roupa para si que seja fácil a manusear no caso de necessitar ir ao banheiro.

Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal, Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto. Segmento ambulatorial do recém nascido pré termo Habilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso. Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.