Os Benefícios da Musicoterapia na Gravidez, segundo estudos

A musicoterapia, é uma terapia feita através da mistura de sons, ritmos, harmonias, melodias e movimentos corporais. Estudos comprovam que a musicoterapia traz muitos benefícios para a nossa saúde.Uma vez que ajuda a combater o stress e a ansiedade e a relaxar o corpo.

Estudos comprovam ainda que a musicoterapia é especialmente benéfica para a grávida, porque permite estabelecer uma maior comunicação da mãe com seu bebé.

A musicoterapia é recomendada na gravidez a partir da 20ª semana quando o bebé já ouve e distingue os sons vindos do exterior. Tem um efeito relaxante ao bebé, estimulando a criatividade, a concentração e a coordenação do bebé.

Benefícios da musicoterapia

  • Combate problemas como stress e ansiedade;
  • Melhora o humor;
  • Enriquece o desenvolvimento físico, emocional e intelectual do bebé;
  • Reforça a relação da mãe e do bebé.

A musicoterapia durante a gravidez

A musicoterapia durante a gravidez traz benefícios para o bebé e também para a mãe.

A estimulação auditiva promove um maior relaxamento da mulher durante o trabalho de parto, reduzindo seu nível de ansiedade, dando ainda um maior autocontrole sobre a dor e consciência sobre as sensações físicas.

O controlo da mãe da ansiedade durante o trabalho de parto faz com o bebé nasça rodeado de um ambiente de grande serenidade.

A musicoterapia pode ser feita de forma individual, em grupo ou em casal. Recomenda-se uma consulta semanal de aproximadamente uma hora.

A terapia com a música deve ter início no quarto mês de gestação. Nesta altura em que o bebé já tem seu aparelho auditivo desenvolvido e já é capaz de captar os sons do exterior.

A musicoterapia pode ser feita em casa, num ambiente calmo e confortável.

A futura mamãe deve escolher uma música serena e melodiosa e disfrutá-la com o seu bebé.

As canções de Mozart, especialmente, são as mais recomendadas. Mas pode optar por outros estilos. Sempre no estilo suave.

Desfrute da sua gravidez.

Advertisement
Emilly Cavalcanti

Enfermeira pós graduada em UTI Pediátrica e Neonatal Grupo Ama consultoria: Qualificação e Habilitação de Cateter de Picc em Neonatologia, Pediatria e Geriatria. APAE-SP Capacitação Profissional do teste do Pezinho SBP- Sociedade Brasileira de Pediatria: Reanimação Neonatal.