Obesidade infantil: conheça os fatores de risco, como prevenir e tratar

A obesidade infantil vem sendo cada vez mais discutida porque têm aumentando consideravelmente no Brasil. De acordo com o jornal online da Universidade de São Paulo (USP), enquanto a desnutrição afeta cerca de 7% das crianças brasileiras com até 10 anos de idade, a obesidade chega a atingir 20% dessa faixa etária.

Os fatores de risco para o desenvolvimento da obesidade nas crianças são muitos, porém, a alimentação deficiente está no topo da lista.

A boa notícia é que, com base no que pode causar a obesidade infantil, é possível compreender como prevenir que ela aconteça.

Fatores de risco para a obesidade infantil

A preocupação que a obesidade infantil causa tem a ver não apenas com a qualidade de vida na infância, mas também na fase adulta. É um equívoco pensar que a criança vai voltar ao peso considerado normal para sua idade quando entrar na puberdade e der aquela “esticada” no corpo.

Da mesma forma é errado pensar que durante a infância a criança não vai ter complicações de saúde por causa do excesso de peso. Os pequenos podem sim desenvolver doenças como o colesterol alto, o diabetes, a hipertensão e suas consequências, mesmo com tão pouca idade.

CONTINUAR A LER