quarta-feira , fevereiro 1 2023
musicalizacao infantil 2

Musicalização infantil ajuda no raciocínio da criança

A musicalização infantil é fundamental para o desenvolvimento, por auxiliar em aspetos relacionados à criatividade e inteligência.

Advertisement

Tão importante quanto as disciplinas tradicionais das escolas, como português e matemática, são as disciplinas artísticas! Atividades manuais, aulas de música e dança são capazes de ajudar no desenvolvimento motor e psíquico.

Podem ser aliados ainda, de educadores e pais, no que diz respeito a abordagem de temáticas simples, até as mais complicadas. Por exemplo, hora de dormir, tomar banho ou comer; assim como lidar com a mudança ou perda de um familiar ou bichinho de estimação.

Benefícios oferecidos pela musicalização infantil

Ensinar uma criança a gostar de música não deve ser uma imposição com objetivos de fama, por exemplo. Se este for um dom ou uma vontade, com certeza irá se desenvolver naturalmente. A ideia é utilizar a música como um objeto de transformação!

De acordo com o artigo escrito por Isaac Roitman, para a Academia Brasileira de Ciências, “a arte é um importante trabalho educativo, porque procura, por meio das tendências individuais, amadurecer o gosto de cada um, a inteligência e ajudar na formação da personalidade do indivíduo”.

Nesse sentido do individual, a criança conseguirá, por meio da musicalização infantil e de outras artes descobrir o seu próprio estilo. Conhecer os seus limites, desafios e sentimentos. Conheça os demais benefícios associados a esta prática:

1. Coordenação motora

Quando uma criança é incentivada a segurar um instrumento ou tocá-lo, são automaticamente trabalhadas as habilidades motoras finas.

Bater palmas ou criar alguns passos também ajudam, e muito, no aprimoramento da coordenação motora.

2. Expressão corporal

Os estímulos recebidos através da musicalização infantil, considerando os sons e o ritmo de cada canção, levam a criança a se soltar e dançar.

O gesto contribui para que o corpo forme um grande repertório de movimentos.

3. Desenvolvimento linguístico

Quando a criança canta uma música, a tendência é criar um laço com as palavras encontradas na letra.

Quando isto acontece na fase da alfabetização, ajudará a desenvolver outras habilidades como as da fala, memorização e divisão silábica das palavras (devido aos ritmos).

4. Iniciação a leitura e estímulo à memória

De acordo com a pesquisadora da Northwesterm University, Nina Kraus, “a audição faz com que os jovens leiam melhor”. Ainda de acordo com essa pesquisa, escutar músicas e prestar a atenção em tons e timbres melhora o desenvolvimento escolar, auxiliando no processo de memorização.

5. Aumento da bagagem cultural

A musicalização infantil permite agregar diversas culturas. Por isso é importante variar as opções musicais para que elas possam conhecer as variações de sons se ritmos.

Quanto mais ecléticas são as opções, maior a bagagem cultural da criança.

6. Criatividade

A música melhora a concentração e o raciocínio, ou seja, a musicalização infantil deixa os pequenos mais criativos. A lógica está no fato de que, sempre que escutam uma música, param para ouvir. Essa reação acaba por se estender para outras atividades rotineiras.

musicalizacao infantil

Dicas para criar um repertório musical com seu filho

Agora que você já sabe quais são os benefícios da musicalização infantil, está na hora de montar um repertório para as crianças:

1. Repertório

Para tornar o repertório musical do seu filho rico, a dica é apresentar diversos ritmos e de culturas diferentes. Assim ele passará a conhecer os diversos gêneros musicais. E não apenas as músicas infantis.

2. Gerações

Para alcançar os objetivos da musicalização infantil você pode colocar os seus cantores favoritos ou de época para que eles possam apreciar.

Caso tenha a possibilidade de levá-los a show dos artistas ou mesmo de covers, também é muito interessante.

3. Sem preconceito

Nada de preconceitos musicais. Todos os ritmos podem ser ensinados durante a fase da musicalização infantil.

Claro que você pode optar por selecionar algumas canções específicas por causa da letra. Mas há diversas opções, de todos os ritmos, que se encaixam na idade do seu filho.

4. O papel da escola

A escola é um ambiente poderoso para falar sobre a música e todas as outras artes. Ela pode apontar a história da música e da humanidade, abordar o fortalecimento dos povos e da cultura. Além de ensinar a tocar algum instrumento. Mas lembre-se que também é de responsabilidade da família, que isto ocorra dentro de casa!

5. Cinema

Levar as crianças ao cinema também é uma forma de envolver na musicalização infantil. Se for um filme que eles adoram, rapidinho aprenderão a letra da música.

Além da memória para relembrar as cenas, também trabalha a questão de cantar e associar as frases e palavras.

6. Novas descobertas

Mostrar ao seu filho uma música especial, tentar descobrir os instrumentos musicais utilizados para a melodia e muito mais.

Por isso é que se afirma que a música desenvolve a inteligência, torna a criança mais focada e consciente dos seus sentimentos.

Advertisement

AUTOR: Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal, Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto. Segmento ambulatorial do recém nascido pré termo Habilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso. Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.

VEJA TAMBÉM:

economizar nas fraldas

Dicas de mãe para Economizar nas Fraldas

As fraldas descartáveis são uma inovação que veio facilitar muito a vida das mães, mas …