Mães tóxicas: Sinais preocupantes

As mães tóxicas são possessivas, controladoras, manipuladoras, elas contornam tudo e todas para atingir os seus objetivos, mesmo que assim prejudiquem o crescimento e desenvolvimento dos filhos.

O amor da mãe é um dos amores mais puros. Cada mãe demonstra o seu de forma diferente, mas sempre com o intuito de cuidar dos filhos, no entanto, existem as mães tóxicas.

Na maioria dos casos, estas mães tóxicas aparentam ser pessoas normais, muitas vezes é difícil idêntica. É importante estar atento a certos sinais.

Como identificar uma mãe tóxica

É considerada como mãe tóxica aquela que, por diferentes razões, causam danos ou sofrimento aos filhos. Esta relação doentia não acontece apenas na infância, mas ao longo da vida do filho.

Advertisement

Controlo excessivo

A mãe tóxica geralmente é uma pessoa com a necessidade de controlar todos os aspetos de sua vida e da vida dos filhos.

Extensão de si mesma

Este tipo de comportamento advém muitas vezes de falta de autoestima das mães. Elas usam seus filhos como um meio para alcançar as metas que não alcançaram na sua vida.

Manipulação

Esta é uma das principais caraterísticas de uma mãe tóxica. Elas usam a manipulação e a chantagem emocional para controlar o seu filho e obter o que pretende.

Muitas acabam por usar doenças para manipular.

Advertisement

Negligência

Existem ainda mães tóxicas que se aproveitam de forma excessiva dos filhos, elas descuram os cuidados básicos dos mais pequenos como higiene, saúde e alimentação.

Muitas vezes as crianças assumem este papel de cuidador da mãe.

Controle

As mães tóxicas assumem as decisões dos filhos, a criança não pode ter independência e fazer as suas escolhas. As mães escolhem os amigos, os passatempos, as escolhas escolares.

Ciúmes

O filho deve amar e ser amado apenas pela mãe, qualquer pessoa que tente assumir este papel é considerado inimigo.

Advertisement

Tentam boicotar qualquer tipo d relação seja de amizade ou amor. A atenção do filho deve ser apenas para si.

Consequências de uma mãe tóxica

As consequências deste tipo de mãe e deste tipo de educação vai trazer consequência toda a vida.

A criança já adulta sente dificuldade em relacionar. Criar relações saudáveis. A maioria pode apresentar problemas de autoestima.

Podem ainda envolver-se em relacionamentos tóxicos e de dependência

Advertisement
Advertisement
Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal, Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto. Segmento ambulatorial do recém nascido pré termo Habilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso. Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.