Home / Papo de Mãe / Dicas para Lidar com a Birras do Seu Filho
lidar birras

Dicas para Lidar com a Birras do Seu Filho

As birras fazem parte do crescimento da criança. São uma forma de testar os limites e de demonstrar as suas frustrações. É comum que que os mais pequenos tenham birras em casa e fora dela.

Não é simples nem fácil lidar com as birras das crianças, especialmente, quando acontecem fora de casa e precisamos de lidar com a birra e ainda com o julgamento dos outros.

As birras incluem choro, gritos e outros aspetos. Aprenda algumas dicas para lidar com as birras.

Como Lidar com a Birra das Crianças

lidar birras 2

A birra é uma forma de a criança comunicar e expressar as suas frustrações. Pode acontecer a qualquer momento e a qualquer idade.

A forma como adulto lida com a birras é fundamental, é importante agir conscientemente, de modo a não reforçar este comportamento na criança.

Apesar de não ser fácil é preciso que o adulto encontre estratégias adequadas para agir. A birra precisa ser analisada e é importante distinguir uma simples birra de comportamentos mais complexos que estão a incomodar os mais pequenos.

Dicas para Lidar com as Birras

Não ceder

Às vezes, por falta de paciência, os pais acabam por ceder aos pedidos dos filhos, mas esse é um erro fatal. As crianças acabam por perceber que a birra funciona como uma maneira de sempre conseguir o que quer.

Manter a calma

Apesar de ser complicado, principalmente em espaços públicos ou em frente de outras pessoas, é importante resolver a birra sem recorrer a violência.

Mantenha-se firme, as sentem-se seguras quando os pais são coerentes e mantêm aquilo que dizem.

Lidar com a opinião dos outros

A opinião dos outros não deve influenciar a sua forma de lidar com a birras dos seus filhos. A educação dos filhos é mais importante do os julgamentos.

Ser Persistente

A birra é uma forma de testar limites e de lidar com frustrações e limitações. É importante manter a calma a também a postura para a criança compreender que essa vai ser a sua atitude sempre que ela fizer birra e que não vai facilitar.

As regras e limites devem ser claras.

O que fazer depois da birra

Os momentos após a birra são fundamentais e muito importantes. Os pais precisam deste momento.

Tente conversar com a criança, explique as razões do seu comportamento e explique a situação sempre reforçando a ligação de amor que os une.

É importante referir que esse tipo de sentimento é normal, mas que existem outras formas de lidar com eles.

Quando as birras deixam de ser “Normais”

As birras são uma forma das crianças testar os limites dos pais e uma forma de conseguirem algo que lhes foi negado. Mas as birras e mudanças de comportamento também podem indicar outras situações e é importante analisar muito bem o comportamento da criança.

A birra da criança pode acontecer devido ao nascimento de um irmão mais novo, separação de pais, mudanças rotina…

Os pais desempenham um papel fundamental na fase de dotar as crianças com os mecanismos próprios para lidar com diversas situações da vida da crianças, mas em alguns casos pode ser necessária a ajuda de um profissional.

Actualizado em:

AUTOR: Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal, Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto. Segmento ambulatorial do recém nascido pré termo Habilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso. Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.

VEJA TAMBÉM:

artesanato cordao umbilical

O que Fazer com o Cordão Umbilical do Bebê

Se é daquelas mães que guardar tudo sobre os seus filhos, veja algumas ideias super …