O poder do dizer “não”: saiba quando essa palavra deve ser dita ao seu filho

Mamãe, você tem noção do poder da palavra ao dizer “não” para o seu filho? Quem tem criança pequena em casa sabe como é comum ficar dizendo “não” o tempo todo.

Claro que os pais dizem essa palavra com uma boa intenção, quer seja para evitar que o filho estrague um móvel ou para evitar que ele se machuque com uma de suas ideias nada confiáveis.

Mesmo assim, dizer “não” para tudo é uma atitude que precisa ser reavaliada por causa do impacto que ela causa na mente da criança. Dizer “não” o tempo todo, sem dar outras opções, deixa a criança frustrada e irritada. Além disso, bloqueia sua criatividade e desenvolvimento cognitivo em muitos momentos que ela poderia soltar a imaginação se tivesse permissão.

Quando é correto dizer “não” ao seu filho pequeno?

A dúvida que fica é: quando é o momento certo de dizer “não” e o que dizer quando o “não” é inadequado naquele momento? Segundo a experiente pediatra Dra. Ana Escobar, em artigo do seu site, é normal que os pais queiram impor limites aos seus pequenos, pois os limites são essenciais para uma boa educação infantil baseada no respeito e na disciplina.

Mas não se pode simplesmente cortar a liberdade da criança porque é mais fácil dizer “não” e, muito menos, dizer “sim” para tudo porque os pais se sentem culpados por estarem ausentes o dia inteiro na vida do filho.

CONTINUAR A LER