Pais e filhos do século XXI- A importância da primeira infância

A primeira infância corresponde aos primeiros anos de vida das crianças. Os primeiros anos de vida de uma criança são muito importantes para o seu desenvolvimento. Cerca de 90% das conexões cerebrais são feitas até os 6 anos de idade. Nessa fase as crianças precisam receber estímulos para atingir o seu potencial máximo no futuro.

Vários estudos afirmam que a evolução do cérebro durante a primeira infância ocorre em uma velocidade incrível, principalmente por meio das interações com os pais, família e outras pessoas próximas. Essas interações sociais ajudam a impulsionar a atividade do cérebro.

Se a criança não receber os cuidados e estímulos necessários, muitas ligações entre os neurônios não acontecem. Isso pode diminuir o potencial de aprender e se desenvolver. Já foi comprovado que amar, brincar, aprender e cuidar são os principais fundamentos para o desenvolvimento saudável de uma criança.

Pais do século XXI

Falar mal da educação atual em comparação com a educação antiga pode gerar muitos debates. Existem várias características de uma geração para outra que são capazes de reconfigurar a dinâmica e ações de cada família.

A família com maior acesso à informação

Uma das principais características dos pais e da educação do século XXI é o maior acesso à informação, já que hoje, qualquer pessoa, inclusive crianças muito pequenas têm acesso a aparelhos com internet. Por exemplo: Antigamente muitos falavam que o chá de camomila acalmava.

CONTINUAR A LER