Gravidez Passo a Passo 32 semanas

Finalmente chegou às 32 semanas de gestação, o seu bebé é um ser humano perfeito, nesta fase o bebê precisa de ganhar peso e melhorar o seu sistema respiratório.

Com 32 semanas está no terceiro semestre de gravidez e acaba de entrar no oitavo mês. Está na hora de preparar tudo o que implica mais trabalho e peso que não vai conseguir no final da gravidez.

A ansiedade aperta, mas o bebê precisa de ficar mais tempo na barriga para ficar mais forte.

Desenvolvimento do bebê às 32 Semanas

Nesta fase o bebê mede cerca de 42 cm (medida da cabeça aos pés) e pesa cerca de 1700 gr.

Esta é apenas uma média e há bebê que podem pesar mais ou menos, o médico é quem avalia sempre o crescimento do bebê e a necessidade de despistar algum problema.

Às 32 semanas o bebê tem o tamanho de uma meloa. Ele já sente sabores e consegue distinguir o doce do ácido.

Inspira e expira e dorme em ciclos regulares, com os olhos fechados.

Exceto os pulmões todos os seus estão completamente desenvolvidos.

A cor dos olhos é geralmente azul, a cor final dos olhos só vai ser revelada depois do nascimento, podendo mudar até o bebê fazer um ano.

As unhas dos dedos das mãos ultrapassam as pontas e o feto pode se arranhar.

A grávida às 32 semanas

Nesta fase é impossível esconder a gravidez e barriga fica bem saliente.

O útero está cerca de 15 cm, por isso, é comum este empurrar o estômago para cima, causando azia.

Devido à pressão também pode sentir falta de ar, porque ocorre uma pressão do diafragma e os pulmões, causando falta de ar.

Nesta fase é comum as grávidas sentirem alguma obstipação, para aliviar a grávida deve beber bastante líquido e fazer uma alimentação rica em fibras.

As contrações de “Braxton Hicks” estão mais frequentes e fortes.

Advertisement
Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal, Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto. Segmento ambulatorial do recém nascido pré termo Habilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso. Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.