Como ensinar seu filho a usar a Internet com segurança

A internet é uma realidade dos nossos dias, quase todas as pessoas têm acesso a ela, incluindo as crianças que desde pequenas. Este acesso fácil e rápido pode tornar-se um problema, por isso, é importante ensinar as crianças e adolescentes a usar internet com segurança.

De acordo com a UNICEF, uma em cada três pessoas que usam internet é uma criança.

São muitos estes problemas deste uso, os pais devem estar atentos e preparar-se para controlar e ensinar as crianças a usar de forma segura.

Ensinar seu filho a usar a internet com segurança

Crédito: Freepik

Corrija a postura das crianças

As crianças já estão tendo problemas de postura hoje e a tendência é que piore no futuro.

Isso se deve ao fato de elas ficarem muito tempo curvadas para mexer no tablet, jogos, no celular e até no computador.

Diga ao seu filho para alternar as posições de 20 em 20 minutos, se ele for muito pequeno, ele deve ficar sentado com os pés no chão.

Tempo é saúde

O uso excessivo prejudica a visão e a postura. Por isso, incentive seu filho a fazer outras atividades durante o dia, a criança deve usar internet apenas 1 hora por dia.

Nem tudo na internet é verdade

As crianças não podem acreditar em tudo o que veem e leem na internet.

É importante estimular o lado crítico dele. As crianças precisam aprender a duvidar e questionar.

Diga para a criança pensar bem antes de postar

Explique a crianças que não deve partilhar informações e fotos na internet.

Os vídeos ou foto, ficam sempre na rede mesmo depois de apagar, muita gente já vai ter visto, compartilhado e tirado fotos.

O indicado é que a criança sempre mostre aos seus pais antes de postar.

Tempo com a família

O tempo em família deve ser levado a sério, sem celular nem jogos quando estiverem reunidos. Seu filho precisa entender que esse momento é valioso.

Estranhos

Uma das dicas mais importantes.

Seu filho precisa ter muito claro que ele não pode aceitar pessoas estranhas na internet e muito menos falar com elas nas redes sociais ou durante jogos online.

Escolher os jogos

As crianças devem ser muito bem orientadas antes de jogar qualquer jogo.

Webcam desabilitada

Os computadores, celulares, tablets e até as televisões mais modernas podem estar com a câmara habilitada.

Se o seu filho baixa um aplicativo que consegue acionar o aparelho eletrônico, alguém pode ter acesso àquilo remotamente. Isso é muito perigoso.

Senhas

Ensine seu filho a não compartilhar as senhas dele com os colegas e nem deixar salva em outros dispositivos, além de trocá-las uma vez ao mês.

Não deixe seu filho usar internet à noite

Usar celular ou tablet à noite afeta a qualidade do sono, pode fazer com que a criança fique obesa e até tenha depressão.

Estipule uma hora para recolher os aparelhos antes de se deitar.

A importância de dar o exemplo

As crianças copiam tudo que os pais fazem. Então para que seus filhos aprendam a se comportar com a internet, você precisa dar o exemplo.

Não adianta querer que seus filhos obedeçam suas regras com a internet se você faz tudo ao contrário, pois, os pais são os espelhos para seus filhos.

Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal, Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto. Segmento ambulatorial do recém nascido pré termo Habilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso. Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.