Como ensinar a criança a se vestir sozinha, sem birra

Após o nascimento do bebê, todos os dias são de aprendizado, tanto para os pais, quanto para a própria criança. Mas para que ela aprenda, é preciso ensinar. Para isso, existem técnicas diferentes, como a de ensinar a criança a se vestir sozinha, de forma a evitar as famosas birras.

Algumas crianças manifestam os seus interesses por escolhas, ainda muito novinhas, e outras um pouco mais tarde! Mas isso não é motivo de preocupação. Normalmente é por volta dos 3 anos de idade que se começa a ensinar a criança a vestir sozinha, para que ela comece a ganhar certa autonomia na sua rotina.

Vale lembrar que todo processo de aprendizado exige paciência e a criança está a dar os seus “primeiros passos” no que diz respeito as habilidades motoras, sensoriais e de equilíbrio. É nesta fase também que ela começa a aprender qual o tipo de roupa escolher, dependendo da temperatura do tempo. Por isso é muito importante acompanhar, incentivar e dar as dicas de forma educativa.

Como ensinar a criança a se vestir sozinha

Para ensinar a criança a se vestir sozinha e ter mais independência separamos algumas dicas que vão acabar com as brigas nesse momento. Lembre-se que é importante respeitar o tempo da criança, assim como as suas preferências. Não significa ser permissivo, mas também não é preciso restringir a tudo.

Veja as dicas para começar e ajudar de acordo com cada estilo de roupa e/ou peça:

CONTINUAR A LER