Dicas ajudar seu filho a deixar a chupeta

A chupeta continua a fazer parte da rotina de muitos bebês. A verdade é que com o passar do tempo e dos anos, o uso da chupeta pode tornar-se problemático.

Não é fácil tirar a chupeta às crianças, e dificilmente eles deixam de livre vontade.

Hoje vamos explorar algumas dicas para ajudar o seu filho a deixar a chupeta. Como qualquer parte do desenvolvimento de uma criança as crianças não reagem da mesma forma, para umas é um processo fácil, para outras mais difícil e complicado.

Chupeta até quando?

A chupeta é usada na maioria das vezes para acalmar e dar segurança aos mais pequenos. Como em tudo relacionado com a maternidade não há muito consenso sobre dar ou não a chupeta ao bebê, por um lado especialistas defendem que ela prejudica os movimentos de sucção do recém-nascido.

Advertisement

Outros defendem que o uso da chupeta evita que a criança na sua fase oral recorra a alternativas como chuchar o dedo e ranger os dentes.

Mas, independentemente, das opiniões e escolha dos pais, chega uma hora em que é necessário retirar a chupeta à criança. A partir de certa idade ela pode prejudicar o desenvolvimento da fala e da sua dentição.

Ajudar seu filho a deixar a chupeta

Calma

Comece a tirar a chupeta ao poucos de sua rotina, retire a chupeta em alguns momentos do seu dia. Comece a oferecer apenas na hora da sesta e dormir.

Advertisement

Guarda da chupeta

O ideal é não colocar a chupeta disponível para a criança. O adulto responsável guarda a chupeta.

Converse com a criança

Explique que ela está a ficar grande e já não precisa de chupeta. Incentive sempre que ele está sem a chupeta e nunca deixe que ele fale com a chupeta na boca, explique-lhe que não percebe o que diz.

Advertisement

O grande dia

Combine um dia para ele deixar a chupeta, pode ser ele a escolher ou escolher uma data simbólica como o Natal ou um dia de aniversário. Reforce de forma divertida a aproximação do dia e combinem uma recompensa para esse dia tão importante.

Ideias engraçadas

Em alguns locais existem árvores ou muros das chupetas, onde as crianças vão e deixam a sua chupeta. Pesquise se existe alguma coisa similar perto de si.

Advertisement
Advertisement
Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal, Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto. Segmento ambulatorial do recém nascido pré termo Habilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso. Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.