Desenvolvimento do Feto: Como ele evolui em cada mês de gestação

Quando o ser humano tem a oportunidade de entrar em contato com o mundo que é invisível a olho nu, se depara com incríveis surpresas. A concepção da vida, por exemplo, é um acontecimento riquíssimo em detalhes e cheio de perfeição.

Você já parou para pensar em tudo o que acontece durante o desenvolvimento do feto? Qual caminho o gameta percorre até chegar ao óvulo, como ele o fecunda e leva o embrião até o útero?

De fato, é difícil imaginar sem nunca ter visto, por isso, confira a seguir um vídeo que representa, de forma resumida, todo o processo de gestação.

Desenvolvimento do feto: 9 meses resumidos em 4 minutos

Se as mães já ficam emocionadas só de imaginarem aquele ser tão pequeno se desenvolvendo no interior do seu corpo, imagine como é poder assistir esse processo.

Atualmente, as novas tecnologias permitem que seja possível observar o bebê dentro do útero, seus movimentos e características físicas, como quando se fazem os ultrassons obstétricos.

Também é possível que se reproduza em vídeo, utilizando a tecnologia de imagens em 3D, todo o processo de desenvolvimento do feto para que se tenha a real noção do que é o verdadeiro milagre da vida. Assista e encante-se:

Fotógrafo capta imagens reais e incríveis da gestação humana

No vídeo acima você acompanhou em alguns minutos como ocorre todo o desenvolvimento do feto saudável, desde a fecundação até o nascimento. Mas o vídeo é feito baseado nas imagens reais que existem mesmo. Um fotógrafo sueco chamado Lennart Nilsson resolveu registrar como realmente ocorre uma gestação, possibilitando observar como é o sistema reprodutor feminino por dentro.

Para conseguir essa façanha há décadas, quando não havia tanta tecnologia disponível como há hoje, o fotógrafo utilizou câmeras com lentes de aumento, um endoscópio e um microscópio com scanner de elétrons. Assim, foi possível aumentar as imagens captadas em cem mil vezes, direto do útero. Confira algumas imagens do feto até a 8ª semana de gestação:

Gameta dentro da trompa

Essa imagem é o primeiro caminho do gameta. Veja como é incrível o cenário no interior da trompa.

Gameta e o óvulo

O gameta instintivamente encontra o óvulo e essa imagem os retrata frente a frente, como se o gameta estivesse impressionado com sua nova casa, tão maior do que ele.

Fecundação

Essa é a visão detalhada do momento em que o gameta finalmente penetra as paredes do óvulo para fecundá-lo e se transformar em embrião.

O embrião formado

Depois da fecundação, o embrião é enviado ao útero e lá ele fica fixado aguardando o próprio passo do seu desenvolvimento.

Coração
Para que o cérebro comece a se formar, necessita de uma corrente sanguínea funcionando. Então, o coração também começa a dar suas primeiras batidas para uma nova vida.

Rosto

Essa imagem mostra os orifícios que, em breve, serão olhos, nariz, boca e orelhas. É um processo realmente perfeito, tudo ao seu tempo.

Feto na placenta

Na oitava semana de gestação o feto já está bem desenvolvido, com bracinhos, perninhas e é possível ver seu olhos. A bolsa fetal parece ser muito frágil, mas ao mesmo tempo é o lugar mais seguro do mundo.

Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal, Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto. Segmento ambulatorial do recém nascido pré termo Habilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso. Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.