fbpx
Home / Papo de Mãe / Cuidar dos netos é a cura para evitar a demência
cuidar netos

Cuidar dos netos é a cura para evitar a demência

Durante muitos anos os avós tomavam conta dos netos enquanto os pais trabalhavam, infelizmente, com o aumento da idade da reforma são cada vez mais os avós que trabalham até mais tarde e não podem tomar conta dos netos.

A creche e a escola substituíram o papel dos pais e também dos avós.

Um estudo recente revela que cuidar dos netos é uma forma de evitar a demência dos avós.

Cuidar dos netos é a cura para evitar a demência

Esta é uma conclusão de um estudo que pretendia estudar a importância do convívio frequente entre avós e netos.

Os resultados publicados no Journal of the American Menopause Society foram bastante reveladores e surpreendentes,

O estudo realizado analisou os de dados de 186 mulheres australianas entre 57 e 68 anos.
120 das inqueridas responderam que passam pelo menos 1 dia por semana cuidando de seus netos e as restantes apenas esporadicamente.

Ao longo de um ano foram realizados testes para avaliar a sua saúde física e mental. E as avós que tomavam conta dos netos apresentavam resultados mais positivos.

O convívio entre netos e avós é uma forma de troca de afetos e momentos de felicidade. Os avós adoram mimar os seus netos e esta é uma experiência enriquecedora.

O Reverso da Moeda

A verdade é que passar tempo com os netos é algo que agrada à maioria dos avós que gostam de passar tempo com os netos, uma fonte de juventude.

Mas é preciso olhar para o outro lado da moeda, para que os resultados sejam mais enriquecedores, os cuidados devem ser moderados, ou seja, deve ser um contato esporádico e não diário e obrigatório.

O contato entre os netos e os avós deve ser algo natural e não uma obrigação, porque existem estudos que revelam que os avós a tempo integral mostraram sentem mais pressão e apresentavam mais sintomas depressivos.

Em conclusão, a participação dos avós na criação dos netos assim como o convívio com eles pode ser muito benéfico para ambos. No entanto este convívio deve ser momentos de lazer e prazer para os dois e nunca uma obrigação.

Os avós não têm mais nenhuma obrigação em cuidar e educar os netos, esta é uma tarefa dos pais. O papel dos avós deve ser apenas dar-lhes muito amor e momentos de felicidade.

Proporcione aos seus filhos e aos seus pais estes momentos únicos e especiais.

Actualizado em:

AUTOR: Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal, Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto. Segmento ambulatorial do recém nascido pré termo Habilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso. Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.

VEJA TAMBÉM:

pais menina gastam mais dinheiro

Pais de menina gastam 30% mais dinheiro

O mundo cor de rosa é um mundo maravilhoso, há tantas coisas lindas para comprar. …