sábado , fevereiro 4 2023
como usar o bebe conforto

Como usar o bebê conforto- Cuidados importantes para a segurança do seu filho

O bebê conforto é uma das formas de um bebê ter segurança dentro de um veículo. Porém, há alguns cuidados importantes, desde a hora de comprar até à hora de usar.

Advertisement

A Associação Americana de Pediatria diz que recém-nascidos não podem ficar mais de uma hora em dispositivos como o bebê conforto, cadeiras de ninar e carrinhos de bebê.

A instituição afirma que manter os pequenos dormindo em equipamentos que não permitam a sua movimentação. Com assento inclinado, é perigoso, pois, o bebê pode acabar ficando por muito tempo em uma posição que o impeça de respirar da forma correta.

Não é segredo que quando o bebê é muito pequeno, ele não consegue sustentar o pescoço e a coluna.

Bebê conforto e cadeirinhas

Bebê conforto e cadeirinhas foram criados para serem encaixados na curvatura do banco, em uma inclinação em torno de 45°.

Dentro do carro, desde que as especificações do fabricante sejam seguidas e a cadeirinha seja apropriada para a criança, a posição é segura.

Especialistas afirmam que os fabricantes desses dispositivos deveriam colocar mecanismos que impedissem condutas inadequadas, como alertas em várias cores e chamativos para deixar bem claro que o equipamento não deve ser retirado do automóvel.

como escolher bebe conforto

Como escolher a cadeirinha ou bebê conforto certo

Escolher o dispositivo correto

A cadeirinha escolhida deve ser adequada ao tamanho do bebê. Os fabricantes seguem a divisão feita pelo Inmetro de grupos de massa:

Grupo 0 (bebês de até 10 Kg, altura aproximada de 0,72 cm e até 9 meses de vida)

Grupo 0+ (Até 13 quilos, altura 0,80 cm e até 12 meses de vida)

Grupo 1 (crianças de 9 a 18 quilos, cerca de um metro de altura e idade até 32 meses)

Grupo 2 (crianças de 15 a 25 quilos, 1,15 m e com idade até 60 meses)

Grupo 3 (crianças que pesam entre 22 e 36 quilos, 1,30 m de altura e até 90 meses de idade).

No mercado várias opções para cada grupo, sendo depois necessárias os ajustes com redutores e cintos.

Como instalar a cadeirinha

Cada cadeira tem as suas instruções, após comprar a cadeirinha, os pais devem ler com cuidado o manual de instruções.

O lugar do bebê conforto é sempre de costas para os ocupantes da frente do veículo. De acordo com a lei, a criança deve virar a partir de um ano de idade, mas quanto mais tempo viajar de costas, melhor.  Esta indicação pode variar de acordo com cada país)

A posição mais indicada para o bebê

Para evitar lesões em acidentes de trânsito e asfixias. Primeiro, o bebê deve ser colocado sem nada entre o corpo e o assento, nem objetos como mantas, seguradores de testa e almofadas.

O próprio bebê conforto ou cadeirinha costuma trazer acessórios para que a criança fique bem acomodada.

É importante que o bebê esteja bem preso no cinto. Alguns pais com medo de machucar o filho, costumam deixar o cinto meio frouxo e com isso, a criança vai deslizando para baixo e pode dobrar o pescoço.

Se conseguir pegar o cinto com facilidade, ele precisa ser um pouco mais apertado.

Bebês até um ano de idade não podem ficar mais do que uma hora direto no bebê conforto ou na cadeirinha. Caso a viagem leve mais tempo, faça paradas e tire o pequeno do equipamento.

Quando trocar o bebê conforto pela cadeirinha?

A Legislação brasileira diz que a criança deve usar o bebê conforto até um ano de idade, no entanto, deve guiar-se pelas indicações do peso. Quando a criança passar desse peso é hora de trocar pela cadeirinha.

Se o topo da cabeça da criança ultrapassar o limite do bebê conforto, também é necessário trocar o equipamento, pois, nesse caso, o equipamento não protege a criança completamente.

Portanto, até um ano de idade use o bebê conforto quando for levar seu filho no carro, depois dessa idade, troque-o por uma cadeirinha.

Advertisement

AUTOR: Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal, Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto. Segmento ambulatorial do recém nascido pré termo Habilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso. Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.

VEJA TAMBÉM:

economizar nas fraldas

Dicas de mãe para Economizar nas Fraldas

As fraldas descartáveis são uma inovação que veio facilitar muito a vida das mães, mas …