quarta-feira , fevereiro 1 2023
como limpar o nariz do bebe

Como limpar o nariz do bebê

Os bebês dependem dos pais nos primeiros meses de vida. Os pais são os responsáveis por garantir o seu bem-estar. A limpeza do nariz é algo muito importantes, especialmente quando o bebê tem pingo ou está resfriado.

Advertisement

Os bebês ainda estão a lidar com o mundo e com o seu corpo, eles respiram pelo nariz e se este estiver obstruído pode causar desconforto. Para além de dificultar a respiração, o sono também pode influenciar de forma negativa a sua alimentação.

É importante fazer uma limpeza correta no nariz do bebê. Confira as dicas.

Limpar o nariz do bebê passo a passo

O nariz do bebê deve ser limpo com alguma frequência, quando tem mucosas acumuladas, mas também para retirar excesso de leite que se pode acumular nesta zona.

O ideal é limpar o nariz dos bebês depois do banho, o vapor e a água quente ajudam a dissolver os mucos. Mas por vezes, é necessária alguma ajuda extra.

Métodos de limpeza do nariz do bebê

Soro fisiológico

O soro é um líquido que encontra à venda de várias formas, ampolas individuais, garrafas ou aerossóis.

O soro ajuda a limpar as mucosas sem causar danos no bebê.

Aspirador nasal de borracha

O aspirador nasal suga o líquido de dentro do nariz do bebê, é uma espécie de mangueira que ajuda a extrair as mucosas mais resistentes.

Deve colocar a pontado aspirador nasal dentro de uma das narinas da criança e siga as instruções do aspirador.

Há muitos modelos à venda, deve aconselhar-se sobre o ideal para o seu caso.

Apesar de simples este processo pode ser complicado porque a maioria dos bebês não gosta e pode chorar e mostrar resistência. Mas é importante fazer este processo de limpeza para que as secreções não provoquem problemas mais graves como otite, amigdalites e até problemas respiratórios.

Advertisement

AUTOR: Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal, Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto. Segmento ambulatorial do recém nascido pré termo Habilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso. Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.

VEJA TAMBÉM:

economizar nas fraldas

Dicas de mãe para Economizar nas Fraldas

As fraldas descartáveis são uma inovação que veio facilitar muito a vida das mães, mas …