Brincar Deixa as Crianças mais Independentes

brincar criança independente

O trabalho de uma criança é brincar, brincar deixa as crianças mais independentes. Quando uma mulher recebe a notícia de que vai ser mãe, na hora ela fica muito feliz, mas também preocupada. Afinal de contas ela vai carregar dentro dela outro ser vivo por 9 meses, e isso é uma grande responsabilidade.

Quando a criança nasce aí que as preocupações aumentam, pois, é preciso alimentá-la, cuidar dela e educar para que seja uma boa pessoa no futuro.

Muitos pais gostam de ter filhos dependentes deles, mas isso não é bom, porque por mais nova que a criança seja, ela é um indivíduo diferente dos seus pais ou de qualquer outra pessoa, por isso, com o tempo ela deve aprender a ser uma pessoa independente.

Ser independente não quer dizer que deva deixar seu filho fazer tudo sozinho, é claro que não, porque os pequenos precisam da ajuda dos seus pais sempre, mas se forem independentes, é o melhor para a vida delas.

Por incrível que pareça a brincadeira pode deixar as crianças mais independentes.

Brincar pode deixar as crianças mais independentes

Quando especialistas e pais falam de dicas para estimular a autonomia dos filhos, o primeiro passo é saber quando eles estão preparados para assumir uma atividade.

A brincadeira é um ótimo momento para que os pais entendam que está na hora de deixar os filhos assumirem o controle de algumas atividades e responsabilidades, tanto do ponto de vista motor, quanto da maturidade cognitiva e emocional.

Para estimular a independência do seu filho durante uma brincadeira, deixe que ele conduza a brincadeira e der tempo para que ele monte as estratégias para resolver os desafios que ele tem pela frente.

Muitos pais costumam deixar seus filhos ganharem todas as brincadeiras, isso é bonitinho, mas não é bom, porque os pequenos têm que começarem a tomar consciência de que na vida não existe só ganhar, pois, perder faz parte.

Deixar a criança ganhar sempre vai torná-la uma pessoa que não vai saber perder na vida adulta e isso pode prejudicá-la muito.

Realize brincadeiras antigas como pega-pega, esconde-esconde, jogo de futebol, entre outras, e diga para seu filho falar sobre as regras do jogo. Outra forma de deixar as crianças independentes são as brincadeiras com jogos, pois, eles estimulam a criatividade e inteligência das crianças.

Quem tem filho muito pequeno deve colocar no dia a dia deles as mais variadas brincadeiras, haja vista, que essas atividades, além de divertirem e ensinarem, ainda transformam crianças em adultos responsáveis e com senso do que é certo e do que é errado.

Portanto, a brincadeira é uma forma de tornar crianças mais independentes e isso será muito bom para a vida delas.