Banho em recém-nascido: Como dar banho em bebê

O banho em recém-nascido é uma grande preocupação para os pais, principalmente, os de primeira viagem.

Sendo que alguns por medo acabam pedindo para outras pessoas mais experientes banharem seus pequenos.

Quando começar a dar banho no recém-nascido?

Em primeiro lugar a mãe ou o pai devem estar tranquilos para dar o banho no recém-nascido, pois, a criança percebe se os pais estão nervosos, por isso tente relaxar. Diminua as luzes, ponha uma música calma em volume baixo e esquente o espaço isso fará com que o bebê volte ao conforto da barriga da mãe.

Os bebês nascem cobertos por uma substância esbranquiçada que se chama vernix caseosa. É uma camada de gordura que é produzida pelas glândulas sebáceas do recém-nascido, que o protege do ambiente úmido do útero materno.

Advertisement

Durante o parto, esta capa protetora é fundamental porque é um lubrificante que facilita a descida pelo canal de parto.

Adiar o primeiro banho para manter essa capa de gordura tem muitos benefícios, são eles:

Controla a temperatura do corpo

Reduz o risco de infeções

Advertisement

Mantém a pele hidratada

Mantém a pele protegida

Quando os pais decidirem dar o primeiro banho no bebê recém-nascido, eles devem ser rápidos, com uma duração menor do que cinco minutos. O melhor horário os pais devem escolher, mas banhá-lo antes de ele dormir é muito bom. Banhe o bebê antes da refeição.

Dicas para dar banho em um bebê?

Advertisement

Não deixe o bebê sozinho

Não importa a quantidade da água da banheira, jamais deixe seu bebê sozinho.

Pode parecer uma dica óbvia.

Porém, muitos pais costumam deixar as crianças sozinhas na banheira para buscar algum produto, apagar o fogo de uma panela ou buscar uma toalha.

Deixe tudo perto das mãos

Pense em tudo que você vai utilizar na hora do banho do seu pequeno e garanta o fácil acesso a todos os itens.

Advertisement

Ponha perto de você e do seu filho, o sabonete, toalha, roupinhas, fraldas, pente e tudo mais. Claro que o pente só deve ser usado se o pequeno já tiver cabelos.

Controle a temperatura da água

O mais indicado é que a água esteja morna, entre 36,8° C e 37,5° C e não quente.

Esta temperatura é o suficiente para que os pequenos possam controlar a temperatura dos seus corpinhos. Se tiver dúvida na temperatura da água, use um termômetro.

Tenha cuidado com correntes de ar

Antes de preparar o banho do bebê, veja se todas as portas e janelas estão bem fechadas, assim você evitará correntes de ar frio durante o banho.

Advertisement

Se sua casa for muito fria, use um aquecedor de ar.

Ponha o bebê de costas

Se o pequeno começar a chorar durante o banho, coloque-o de costas, apoiado em uma de suas mãos enquanto faz a higiene com a outra.

Essa posição pode ser confortável e relaxante para ele e ele pode parar de chorar imediatamente.

Economize água

Para os bebês recém-nascidos ou bebês de até 6 meses de idade, o mais indicado é colocar em torno de 13 centímetros de água, que são mais ou menos 8 dedos de profundidade, ou se quiser, ponha o suficiente para cobrir as perninhas do bebê.

Advertisement

No início é comum errar, mas com o tempo você vai se acostumar.

Quantidade de produtos

Nas primeiras semanas de vida do pequeno, use somente produtos neutros e feitos especialmente para bebês.

Coloque quantidades pequenas de cada produto para evitar que a pele dele fique ressecada.

Banheira

Quando for comprar a banheira do banho do seu bebê não compre uma muito funda e nem totalmente lisa, pois, isso pode causar acidentes.

Advertisement

As melhores alternativas são as banheiras com algum tipo de textura ou com rede de proteção.

Passo a passo para banhar um recém-nascido

Primeiro prepare o ambiente com baixa luz, música calma e baixa e todas as portas e janelas fechadas.

Coloque a banheira em uma altura confortável para quem vai banhar o pequeno. O adulto deve segurar a criança de forma que ela fique confortável, e principalmente, segura para não escorregar, mas não exagere na força.

A melhor maneira é passar o braço esquerdo pelas costas do bebê e prender a mão em baixo do seu bracinho esquerdo, apoiando a cabeça dele no seu antebraço.

Advertisement

Apoie as coxas e nádegas do bebê na mão direita, inverta as mãos caso seja canhota.

Ponha devagar a água e só solte quando ele estiver seguro na banheira. Enxague a parte da frente do bebê com a mão direita e deixe as costas do pequeno apoiadas no seu braço esquerdo.

Inicie o banho do bebê lavando o rosto. Se houver muco seco acumulado nos cantos das narinas ou dos olhos, umedeça a área diversas vezes até a sujeira amolecer e em seguida retire.

Depois lave as outras partes do corpo, deixando os cabelos que devem ser levemente esfregados, por último. Use um xampu específico para bebês, ou seja, um produto que não arda os olhos.

Advertisement

A região genital deve receber cuidados redobrados, em relação às outras partes do corpo.

Nas meninas deve-se lavar a vagina, a região que se estende até o ânus e todas as dobras com água e sabonete. Nos meninos, lave a região escrotal, a perianal, que fica entre o saco escrotal e o ânus e as dobras.

Quando terminar a parte da frente, vire o bebê de costas. Utilize a mão direita para girar o bebê de forma que o seu braço esquerdo comece a apoiar o rosto e o peito da criança.

Nessa posição, sua mão esquerda vai ficar presa em baixo do braço direito do bebê. Então é só enxaguar a criança.

Advertisement

 

Advertisement
Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal, Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto. Segmento ambulatorial do recém nascido pré termo Habilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso. Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.