Como aliviar a Gengiva Inchada no Bebé

Um dos marcos mais importantes no primeiro ano de vida do bebé é o nascimento dos primeiros dentinhos. Contudo, ao nascerem os dentes, a gengiva rompe-se, ficando inflamada.

Esta inflamação causa muitas vezes vermelhidão nessa região, gengiva inchada e por vezes até febre. É por isso normal que nessa altura o bebê fique irritado e desconfortável, dormindo mal e chorando bastante.

A gengiva inchada, responsável pelo desconforto do bebé, é um sintoma de surge naturalmente, não sendo possível impedir que ocorra.

Contudo, pode colocar algumas dicas em prática, que irão ajudar a aliviar o incómodo do bebé.

Como aliviar a gengiva inchada no bebé

Quando os dentes nascem, especialmente os primeiros, o desconforto provocado pela gengiva inchada no bebé é grande.

Como tal, é essencial ter alguns cuidados de modo a conseguir acalmar a inflamação e o inchaço, dando maior conforto ao bebé.

Confira de seguida algumas dicas para aliviar a gengiva inchada no bebé.

Há produtos específicos que pode comprar em farmácias para acalmar o incómodo provocado pelas gengivas inchadas.

São baseados em princípios ativos naturais, adequados para bebés (cidreira, água termal, camomila, entre outros).

A gengiva inchada, como foi referido em cima, é bastante desconfortável.

Pode impedir que o bebé durma de forma relaxada e descansada.

Se nada for feito, ele de manhã estará ainda mais irritado, já que dormiu mal. Assim, para evitar que o bebé entre numa espiral de desconforto, se ele tiver muitas dificuldades em dormir, pode dar-lhe um chá calmante para o ajudar a adormecer. Mas atenção, peça primeiro a opinião ao pediatra sobre um chá adequado antes de lhe dar a beber.

Dê um anel de dentição frio ao bebé para ele morder.

A temperatura mais baixa irá ajudar a aliviar a inflamação, e dessa forma, o incómodo provocado pelas gengivas inchadas. No caso de o bebé estar já habituado a comer alimentos sólidos, aproveite e dê uma cenoura fria ou um pedaço de maçã para ele morder (para evitar que ele se engasgue, pode utilizar as redes de alimentação).

Advertisement
Emilly Cavalcanti

Enfermeira pós graduada em UTI Pediátrica e Neonatal Grupo Ama consultoria: Qualificação e Habilitação de Cateter de Picc em Neonatologia, Pediatria e Geriatria. APAE-SP Capacitação Profissional do teste do Pezinho SBP- Sociedade Brasileira de Pediatria: Reanimação Neonatal.