Acidentes domésticos com crianças- Como prevenir

A ideia de que a casa é um lugar seguro, nem sempre é verdade, pois, os acidentes domésticos são mais comuns do que parecem, sendo preciso tomar uma série de providências para realmente tornar o lar um lugar seguro para todos.

As principais vítimas dos acidentes domésticos são, sem via das dúvidas, as crianças, porém, muitos idosos com movimentos limitados, animais de estimação e até mesmo certos adultos desatentos não estão livres de algum tipo de acidente em casa.

Engasgos, queimaduras, machucados, fraturas, afogamento, intoxicação e asfixia são apenas alguns dos acidentes domésticos mais comuns, porém, que podem ser prevenidos com algumas medidas simples, mas que podem evitar tragédias.

Prevenir acidentes domésticos

Brinquedos

Evite comprar, ou até mesmo, deixar espalhados pela casa brinquedos com peças pequenas que podem ser engolidas.

Advertisement

As armas de brinquedo que podem ferir e smile ou massinhas de modelar que podem causar intoxicação também devem ser evitados.

Móveis

Os móveis pontiagudos devem ser evitados especialmente nas casas que têm crianças, sempre dê preferência aos com bordas arredondadas.

Ninguém está livre de bater a cabeça em uma quina, podendo adquirir uma cicatriz que pode durar o resto da vida.

Produtos de limpeza

É indispensável manter os produtos de limpeza longe das crianças, o indicado é mantê-los em um armário fechado e de difícil acesso para os pequenos.

Advertisement

Nunca misture com outros líquidos, pois, podem ser confundidos pelos adultos.

Escadas

Casas grandes e pequenas com escadas são perigosas para todos, sendo que, para diminuir os riscos de quedas e acidentes é recomendado que possuam corrimão.

Nunca deixe uma criança ou idosos subir e descer as escadas sem supervisão e ajuda.

Advertisement

Iluminação

A iluminação de uma casa é muito importante, sendo assim, nada de deixar ambientes no escuro com lâmpadas queimadas ou mal iluminados, assim estará evitando que os moradores tropecem ou se machuquem nos objetos e móveis.

Sacadas e janelas

Se tiver crianças e animais em casa sempre use redes ou telas de proteção nas janelas.

Quando for limpar tome muito cuidado e jamais debruce, seu corpo sempre deve ficar dentro da sacada ou da casa.

Piscinas

As piscinas são sempre bem-vindas nas casas e deixam as horas de lazer mais especiais, porém, elas oferecem um grande perigo em residências que têm criança pequena.

Advertisement

É alto o risco de afogamento, sendo preciso estar atento o tempo todo.

Existem também telas de proteção para a piscina, porém, é necessário deixar as portas de acesso a ela sempre bem fechadas.

Choques

As mortes por choque elétrico aumentaram muito nos últimos anos, tornando assim ainda mais necessário os cuidados que previnem esse tipo de acidente doméstico.

Use sempre proteção nas tomadas, nunca instale tomadas muito baixas e sempre quando for mexer em extensão ou aparelhos elétricos é importante não estar molhado, está sempre calçado e ter cuidado redobrado.

Advertisement

Facas e objetos pontiagudos

As facas são coisa de adulto, por isso, nunca deixe as crianças perto de facas ou objetos pontiagudos que possam ferir.

Deixe todas sempre bem guardadas em lugares fechados e só manuseie se tiver costume e quando estiver 100% bem.

Tropeços

Cuidado para os tapetes estarem sempre bem esticados para evitar que as crianças e adultos tropecem.

O piso também deve estar sempre seco para evitar escorregões, andar de meias em pisos muito lisos também pode causar acidentes domésticos.

Advertisement

Medicamentos:

Os medicamentos, assim com as facas e produtos de limpeza, devem ser guardados em lugares fechados e de difícil acesso, pois, criança gosta de mexer em tudo e podem acabar se intoxicando.

Cuidado com as plantas

As plantas contribuem muito para a decoração da casa, porém, é importante ter cuidados ao manuseá-las, principalmente as que possuem espinhos.

Também é necessário ter cuidados com as crianças que podem acabar ficando com alergias devido ao pólen ou seiva, sem falar que podem ingeri-las.

Advertisement
Advertisement
Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal, Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto. Segmento ambulatorial do recém nascido pré termo Habilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso. Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.