6+ Regras de Etiqueta para Visitar Recém-nascido

Quando nasce o bebe de uma amiga ou de alguma familiar a vontade de o conhecer é muita. Nesta altura deve ter em conta algumas regras, estas regras funcionam como regras de etiqueta.

As visitas no hospital ou maternidade devem ser apenas de família e amigas muito próximas, se não se enquadra nestes dois pontos guarde a sua vista para mais tarde.

A visita não pode ser feita de qualquer maneira.

Tenha em conta algumas regras básicas quando visitar um recém-nascido. Elas são importante, elas garantem o bem-estar do bebe e da recente mamã.

Regras para Visitar um Recém-nascido

# 1

Não visitar um recém-nascido sem Ligar sempre antes

Antes de parecer ligue sempre. Nunca pareça se surpresa. Ligue com a mamãe, combine o melhor dia e horário para fazer a visita.

Ofereça-se sempre para levar algo para a refeição seguinte. Mas não se inclua para fazer a refeição.

# 2

Não visitar um recém-nascido se estiver doente

O sistema imunológico do bebe ainda é muito frágil, a recente mamã também está com as defesas baixas.

Nunca vá visitar um recém-nascido se tiver doente ou com sintomas de doença- de vírus e bactérias.

# 3

Não visitar um recém-nascido com crianças pequenas

As crianças pequenas adoram bebes, sentem uma empatia grande.

O problema é que querem dar beijinhos, miminhos e pegar no bebe. Se a criança andar na escolinha então deve mesmo evitar levá-lo consigo porque as crianças transportam vírus e viroses.

# 4

Se visitar um recém-nascido não fume

O tabaco é muito prejudicial para a nossa saúde. Se for visitar um recém-nascido deve evitar fumar antes. Não pense que lavar as mãos é suficiente.

O cheiro do tabaco fica na roupa e prejudicial para um bebe com as defesas tão baixas.

# 5

Se visitar um recém-nascido seja rápido

Se já tem filhos sabe muito bem que os primeiros dias de um recém-nascido em casa são cansativos para os pais, especialmente, para a mãe.

Esta deve aproveitar para descansar sempre que o bebe dorme. As suas visitas devem ser curtas para não modificar muito a rotina e permitir o descanso dos pais.

# 6

A regra mais importante é… Se visitar um recém-nascido não dê palpites

A não ser que estes sejam pedidos guarde os conselhos para si.

Dar conselhos e palpites pode levar os recém papás a ficarem inseguros e irritados.

O mais importante quando se visita um recém-nascido é o bom senso.

Deve evitar usar perfumes fortes, fazer muito barulho, levar muita gente consigo.

Também deve ter atenção e não tirar fotos sem o consentimento dos pais, acordar o bebe, pegar no bebe quando estiver a chorar ou deitado sossegado. Pense naquilo que não gostaria que fizessem consigo.

Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal, Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto. Segmento ambulatorial do recém nascido pré termo Habilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso. Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.