Advertisement

Desenvolvimento de um bebé às 18 semanas de gestação

Às 18 semanas de gestação, a gravidez tem quase 5 meses.

Nesta altura do seu desenvolvimento, o bebé apresenta aproximadamente 15 centímetros de comprimento. Medidos desde as suas nádegas ao alto da cabeça.

Advertisement

Confira de seguida as várias características de um bebé com 18 semanas de gestação, e ainda, as alterações sofridas pela gestante nesta fase da gravidez.

18 semanas de gestação

Ao atingir as 18 semanas de gestação, o desenvolvimento dos seus órgãos continua em velocidade acelerada, conseguindo já ouvir e sentir.

Advertisement

Nesta fase da gestação, ainda é apenas capaz de ouvir sons próximos, como os produzidos pelo seu sistema digestivo e pelo bater do seu coração.

Contudo, não falta muito para começar também a ouvir sons fora do útero, e até, a voz da mãe.

Advertisement

Por esta altura já é possível identificar o sexo do bebé, especialmente os meninos. Nesta fase, estes têm os seus genitais visíveis, podendo assim ser vistos através de um ultrassom.

Se o bebé for do sexo feminino, nesta fase tem já as suas trompas e útero formados.

Advertisement

É importante referir que todas estas características são as esperadas num feto com 18 semanas de gestação, podendo no entanto estar mais atrasados ou avançados no desenvolvimento, sem que tal seja um problema.

Cada bebé desenvolve-se no seu próprio ritmo durante os 9 meses de gravidez, sendo por isso essencial consultar regularmente o médico obstetra de modo a acompanhar devidamente esse desenvolvimento.

Advertisement

O que muda da vida de uma grávida com 18 semanas de gestação

Às 18 semanas de gestação, a grávida encontra-se aproximadamente a meio caminho da gravidez.

Por esta altura a gestante já ultrapassou a fase mais desconfortável.

Advertisement

Sendo comum já não ter enjoos matinais e sonolência, normais num estágio mais inicial.

No entanto, com a barriga em rápido crescimento, é natural que comece a sentir algumas dores de costas.

Advertisement

Nas semanas seguintes à 18ª, o seu médico obstetra irá provavelmente pedir um ultrassom morfológico.

Este exame permite verificar com mais pormenor o desenvolvimento do bebé, podendo observá-lo também a dar pontapés e a mexer-se.

Advertisement
Advertisement
Emilly Cavalcanti

Enfermeira pós graduada em UTI Pediátrica e Neonatal Grupo Ama consultoria: Qualificação e Habilitação de Cateter de Picc em Neonatologia, Pediatria e Geriatria. APAE-SP Capacitação Profissional do teste do Pezinho SBP- Sociedade Brasileira de Pediatria: Reanimação Neonatal.