Ultrassom é Perigoso para o Bebe?

O nosso corpo é a casa do nosso bebe mais ou menos 9 meses. Ele serve de refúgio e proteção, dentro de nós batem dois corações e qualquer mãe quer defender o seu filho de todo o mal do mundo.

Neste período surgem muitas duvidas na cabeça da gestante, uma das mais comuns é se o ultrassom faz mal ao bebe?

O ultrassom é um dos exames mais solicitados durante o pré-natal. Este exame serve para ver a saúde da mãe e do bebe e detetar o mais cedo possível possíveis problemas.

Os futuros papás anseiam pelo dia do ultrassom para ver o filhote ainda dentro da barriga, é um momento muito especial e único. Mas será perigoso?

O ultrassom é um exame seguro?

Segundo os especialistas o ultrassom é um exame seguro. Não apresenta riscos tanto para a mãe quanto para o feto.

Durante uma gestação normal são recomendados 3 ultrassons, um por cada trimestre. A estes 3 pode acontecer outro para confirmar a gravidez. Este é um número suficiente, em conjunto com todos os outros exames, para fazer um bom acompanhamento da evolução da gravidez.

Em alguns casos pode ser necessário fazer ultrassom todas as semanas ou semana sim semana não. Quem determina o número necessário de ultrassons necessários durante a gravidez é o médico que acompanha a gravidez.

Números de Ultrassons necessários numa gravidez?

Três ou quatro numa gestação normal, varia de país para país e de médico para médico.

1º Opcional

Serve para confirmar a gestação, identificar o local da implantação e determinar a idade gestacional.

Ultrassom morfológico do primeiro trimestre. Combinado com uma análise de sangue serve para despistar o risco de trissomias e má formação do feto. Neste ultrassom é medida a translucência da nuca.

Este exame serve para avaliar a idade gestacional, o crescimento e a morfologia fetal. O médico verifica toda a morfologia do bebe, como órgão internos e externos. O tradicional exame em que o médico está sempre a contar: os dedos dos pés e das mãos, os rins, os pulmões, as artérias do coração… Serve para ver a quantidade de líquido amniótico.

O exame que verifica crescimento do bebe, a posição, a quantidade de liquido…

Os ultrassons são necessários para uma saúde pré-natal mais acompanhada.