Saiba Tudo Sobre a Cesárea

A cesárea é um dos métodos mais utilizados no nascimento de um bebé, sendo utilizado em situações específicas, quando o parto natural não é indicado.

Se você vai fazer uma cesárea e gostava de conhecer melhor este procedimento, neste artigo irá ficar a saber tudo o que precisa de saber sobre a cesárea.

O que é uma cesárea ?

Uma cesárea é um procedimento, que pode ser planeado ou de urgência, em que o bebé é retirado do útero materno através de um corte na barriga e no útero.

Os principais motivos para a realização de uma cesárea são:

  • anomalias no desenvolvimento fetal;
  • cirurgia uterina prévia, como por exemplo uma cesárea numa gravidez anterior;
  • existência de doenças cardíacas, pré-eclampsia, etc.;
  • infeção ativa de herpes genital;
  • mãe infetada com AIDS;
  • posição incorreta do bebé dentro do útero;
  • ritmo cardíaco do bebé anormal;
  • gravidez múltipla.

Como Funciona uma Cesárea ?

A realização de uma cesárea realiza-se num centro cirúrgico, começando pela aplicação da anestesia. Esta é colocada na zona lombar da gestante, entre duas vértebras da coluna.

Existem três tipos de anestesia: a peridural, a raquidiana e o duplo bloqueio. Em todas elas a gestante fica acordada durante a cesárea, mas sem sentir nada do peito para baixo.

Logo que a anestesia faça efeito, é então realizado um corte transversa de cerca de 10 cm na pele, na zona popularmente conhecida como linha do biquíni (por cima do osso púbico), e logo a seguir, um corte mais pequeno no útero. De seguida é rompida a parede uterina e a bolsa de águas, e depois, puxado o bebé para o exterior.

Cá fora, o bebé é avaliado pelo médico, após o qual cortará o cordão umbilical. De seguida entrega o bebé ao neonatalogista, que de seguida fará uma análise mais completa.

Depois de entregue o bebé, o médico irá retirar a placenta, e de seguida, dar os pontos nas várias camadas de tecido cortado.

O procedimento tem uma duração média de uma hora, caso não existam quaisquer complicações.

O pós parto da cesárea

Sendo a cesárea uma cirurgia, a gestante tem inevitavelmente de passar pelo pós-operatório.

Sendo assim, geralmente o pós parto é pior nas mulheres que fazem uma cesárea em comparação a uma mulher que tenha realizado um parto normal.

Após a realização da cesárea, a paciente deve ficar entre 6 a 12 horas de recobro, duração que pode ser maior caso tenham existido complicações.

Os dias seguintes irão ser caracterizados por alguma dor e desconforto, naturais após uma cirurgia. Contudo, para amenizar esse problema, o médico irá prescrever medicamentos adequados.

Compartilhar ;)

Saiba Tudo Sobre a Cesárea