Pés inchados na gravidez

Muitas grávidas têm os pés inchados durante a gravidez, conhecido também como edema, o inchaço é causado pela retenção de líquido, para além do inchaço nos pés, este também pode acontecer nas mãos e pernas. O inchaço é causado pelo sangue e fluidos a mais, produzido pelo corpo. O inchaço pode ser ainda mais consistente com o verão e o calor, o calor provoca a dilatação dos vasos sanguíneos.

Algumas grávidas sofrem deste problema com mais frequência e gravidade do que outras, a sua maior incidência a partir 5º mês. Na maioria dos casos, este inchaço é apenas incomodativo para a grávida, mas deve sempre informar o seu médico, o inchaço pode ser um sintoma de pré-eclâmpsia, um problema bastante grave.

Dicas para combater o inchaço dos pés na gravidez

Inchaço das pernas e dos pés durante a gravidez

Quando se sentar coloque os pés em cima do sofá ou em cima de um banquinho, é importante manter os pés elevados.

Durma também com os pés elevados, uma solução muito utilizada é colocar duas travesseiras debaixo do colchão para manter a cama elevada.

Beba bastante água. Parace estranho, se o inchaço é provocado pelo aumento da quantidade de água no organismo, mas se beber bastante água, para além de se manter hidratada ajuda o organismo a eliminar a água em excesso.

Faça exercício físico para ativar a circulação de sangue, as caminhadas, a natação e a hidroginásticas são boas opções.

Faça uma alimentação equilibrada e saudável, evite o consumo de alimentos ricos em sódio, ou seja alimentos salgados deve também evitar o excesso de açúcar.

Mantenha um peso saudável, tente fazer uma alimentação cuidada e evite engordar demasiado durante a gravidez.

Use meias elásticas, estas meias pressionam as paredes das veias periféricas, diminuindo o acúmulo de água nas pernas e pés. Deve ainda evitar roupa demasiado apertada que impessa a livre circulação do sangue.

Aplique cremes calmantes à base de cânfora que ajudam a aliviar o inchaço.

Coloque os pés de molho em água morna e sal grosso, um truque antigo mas que resulta pois alivia o desconforto, quem sofre de problemas com varizes deve evitar a água quente.

Partilhar