O Que Pode e o Que Não Pode Fazer Depois do Parto

O parto é um momento que pode ser bastante traumático para a mulher, e que leva o corpo feminino aos seus limites.

Dessa forma, os primeiros tempos pós parto devem ser alvo de alguns cuidados, de modo a permitir que o corpo faça a sua recuperação de uma forma gradual e tranquila, e as cicatrizes do parto sarem naturalmente.

Há assim atividades que a gestante não deve fazer nesse período, de modo a não provocar esforços desnecessários e prejudiciais.

Contudo, entre aquilo que pode e não pode fazer, existem muitas dúvidas e mitos. Confira de seguida o que pode e o que não pode fazer depois do parto.

O que pode fazer depois do parto

Após o parto, existem algumas atividades e algumas atitudes que deve seguir. Assim, deve continuar a adotar hábitos alimentares corretos, com uma dieta equilibrada e balanceada.

Apesar de um bebé já não estar dentro de si, ainda assim aquilo que come continua a influenciar a criança, já que os nutrientes que ingere irão surgir no leite materno.

Além disso, uma alimentação saudável, rica em legumes, verduras, frutas, cereais integrais, peixes, carnes magras e muita água, são essenciais para a sua saúde, e para a ajudar a controlar o seu peso.

Um dos mitos mais ouvidos é que as mulheres não podem fazer exercício físico pós parto. Isso não é verdade, já que um estilo de vida mais saudável é importante para a sua saúde e para recuperar a sua figura.

Contudo, isso não significa que vá começar a correr alguns dias após ter tido o seu filho. Claro que não. Assim, 6 semanas depois do parto, pode começar a fazer alguns exercícios mais leves, aumentando de intensidade com o tempo, à medida que o seu corpo se aproxima da sua recuperação total.

Outro mito é que nos primeiros meses as relações sexuais estão proibidas.

À exceção dos primeiros 30/40 dias, a mulher pode voltar a ter relações com o seu parceiro, nunca esquecendo, claro, os limites do seu corpo e da sua condição física.

O que não fazer depois do parto

Nos primeiros tempos após o parto, é importante resguardar-se de algumas atividades e atitudes, de modo a não prejudicar o seu corpo, e até, o do bebé. Dessa forma, enquanto amamentar o seu filho, deve evitar bebidas alcoólicas e o tabaco.

Tal como durante a gravidez, durante os meses em que amamenta o seu bebé, nunca deve tomar medicamentos que não sejam prescritos pelo médico.

No primeiro mês após o parto, as mulheres estão proibidas que carregar pesos, pois pode provocar o rompimento dos pontos.

Compartilhar ;)

O Que Pode e o Que Não Pode Fazer Depois do Parto