Mitos e verdades sobre um recém-nascido

São muitas as opiniões que ouve quando o bebe nasce. Em caso de dúvida deve sempre pedir o aconselhamento do seu médico ou enfermeiro. Lembre-se que estão sempre a surgir novas diretrizes e o que foi recomendado há 2 anos pode não ser agora.

Um dos casos que causa mais dúvidas é a posição que o bebe deve dormir. Já foi recomendado que o bebe deve dormir de barriga para baixo, durante muito anos recomendavam que a posição correta era de lado, hoje em dia as recomendações são para dormir de barriga para cima.

Esta é um dos mitos e dúvidas que vamos revelar.

Mitos sobre um Recém-Nascido

Peito pequeno é sinal de pouco leite

Não existe nenhuma relação entre o tamanho dos seios da recém mama e a quantidade de leite.

O bebe deve dormir de lado por causa do refluxo

A posição correta para o bebe dormir é de barriga para cima. Esta posição permite que ele movimente a cabeça em caso de sufoco ou engasgamento.

Usar faixa no umbigo

Usadas durante muito tempo a faixas para proteger o umbigo já não são recomendadas. O cordão umbilical deve ser limpo com uma compressa esterilizada embebida em álcool a 70% vol.

O bebe não precisa de produtos próprios para o banho

A pele do recém-nascido é muito delicada. Deve dar banho com produtos próprios adaptados à sua pele. Devem ser produtos de ph neutro, sem perfume.

Verdades sobre um Recém-Nascido

O bebe não vê cores

O bebe só é capaz de ver com nitidez a uma distância de 30 centímetros. Aos poucos a visão vai evoluindo e o bebe começa a reconhecer formas, cores e objetos tridimensionais.

O banho ajuda a adormecer

A verdade é que esta é uma verdade apenas para alguns bebes, outros sofrem do efeito contrário. O banho ajuda a acalmar e relaxar o bebe, preparando-o para uma boa noite de sono.

Não se deve usar cotonete

Não deve inserir nada dentro do ouvido do bebe. Para limpar os ouvidos do bebe basta passar a fralda ou a toalha para secar a zona.