Melhor posição para o bebê recém-nascido dormir

Colocar o bebé para dormir parece algo simples e natural mas é algo que causa muitas dúvidas e ansiedade na recém mamã, especialmente, as mamãs de primeira viagem. O medo Síndrome de Morte Súbita do Lactente (SMSL) é um dos maiores medos de todas as mães.

A melhor posição para um recém-nascido dormir é de costas, ou seja, deitado de costas com a barriga virada para cima. Durante muitos anos aconselhou-se os pais a deitar o bebé de lado ou de barriga para baixo, por isso, pode ouvir alguns conselhos neste sentido de mães com filhos mais velhos.

Vários estudos têm demonstram que a posição de costas reduz em cerca de 50 por cento a ocorrência de SMSL.

Porque Deitar os bebés de costas?

Durante muitos anos pensou-se que os bebés deviam dormir de barriga para baixo ou lado para ser mais fácil expulsar restos em caso de bolsarem ou se engasgarem,  mas os estudos provam que o bebé nestes casos tem o instinto de virar a cabeça facilitando a sua movimentação.

Outros cuidados na hora de dormir

Para além de colocar o bebé a dormir na posição correta os pais devem garantir que o quarto e o berço apresentam as condições adiais para uma boa noite de sono e para garantir a segurança do bebé.

A temperatura deve estar amena nem muito quente nem muito frio, deve ainda evitar o uso de  travesseiros, cobertores soltos, bichinhos de pelúcia no berço, e outros objectos que podem cair sobre a criança.

A partir dos 4 meses quando o bebé começa a rolar sobre si próprio é frequente a criança virar e colocar-se de cócaras, para eles é uma posição muito confortável, no entanto, deve corrigir esta posição sempre que possível. A partir dos 6 meses o risco de SMSL é muito menor e o bebé já conseguir controlar os seus movimentos, por esta altura, continue a deitá-lo de barriga para cima mas não precisa de andar sempre a corrigir a posição no caso de ele preferir outra.

Compartilhar ;)

Melhor posição para o bebê recém-nascido dormir