Marcas de Nascença em Bebés

As marcas de nascença são muito frequentes em bebés recém-nascidos, podendo estas desaparecer ao longo do tempo, ou então, manter-se durante o resto da vida. Existem muitos tipos de marcas de nascença em bebés, incluindo-se a maioria na classificação de pigmentar ou vascular.

Enquanto que as manchas pigmentares estão relacionadas com o excesso de pigmento numa dada área, deixando-a manchada, já as manchas vasculares estão relacionadas com a acumulação de vasos sanguíneos muito perto da superfície da pele, numa determinada região. Confira de seguida os vários tipos de marcas de nascença em bebés.

Tipos de marcas de nascença em bebés

Apesar de muitas vezes as marcas de nascença serem bastante usadas no folclore popular, com variadíssimas explicações para o seu aparecimento, na realidade, elas são perfeitamente naturais, não tendo nenhuma origem estranha ou bizarra.

Existem diversos tipos de marcas de nascença em bebés, com cores, tamanhos e formatos diversos. Confira de seguida as marcas de nascença mais comuns.

Manchas mongólicas acinzentadas ou azuladas, caracterizadas por ser zonas pigmentadas bastante grandes nas nádegas ou nas costas. Estas manchas clareiam com o crescimento da criança, não necessitando de cuidados médicos.

– Os hemangiomas são malformações vasculares que surgem na pele.

– As manchas de vinho, com uma cor avermelhada e de origem vascular, podem surgir em qualquer região do corpo, sendo no entanto mais frequentes na cabeça ou no rosto.

Marcas café-com-leite, planas e de cor acastanhada, são manchas pigmentares que podem diminuir de tamanho ou clarear com a idade. Não são perigosas, mas deve mencionar ao médico caso existem mais que 6 e se forem maiores do que meio centímetro.

– Pintas, castanhas ou pretas, planas ou com relevo, causadas por conjuntos de células pigmentares. Estas marcas de nascença não são muito frequentes.

Manchas de cor vermelha, salmão ou róseas, geralmente na zona das pálpebras, nuca ou testa. Estas são manchas vasculares e não necessitam de cuidados médicos.