Manchas na Pele na Gravidez

Durante a gestação, é comum nalgumas grávidas surgirem manchas na pele. As manchas na pele da gravidez, também denominadas de cloasmas gravídicos ou melasmas, são regiões da pele onde se formou melanina, que ficam assim uma cor mais escura que a pele que a rodeia.

A melanogénese (formação de melanina) surge devido às alterações hormonais que ocorrem durante a gestação.

As manchas na pele da gravidez ocorrem normalmente por volta dos 6 meses de gestação. Saiba mais sobre as manchas da pele na gravidez.

Manchas da pele na gravidez

As manchas na pele na gravidez podem surgir em diversos pontos do corpo, sendo no entanto mais comuns no rosto.

Os outros locais onde podem aparecer são a barriga, as axilas e as virilhas. Apesar de ser um problema causado pelas alterações hormonais na gravidez, se não forem devidamente tratadas, as manchas podem durar vários anos.

As manchas na pele na gravidez podem desaparecer de forma espontânea após o nascimento do bebé ou com o seu tratamento.

Contudo, mesmo tratada, caso exponha essa região à luz solar sem proteção, as manchas podem voltar a aparecer. Há também casos onde o melasma pode tornar-se permanente.

Tratamento para manchas na pele na gravidez

Existem várias soluções para tratar estas manchas, desde sessões de laser, peelings ou cremes clareadores recomendado por um médico dermatologista.

Contudo, qualquer um destes tratamentos apenas pode ser iniciado após o parto, e no caso de a mãe amamentar, apenas quando terminar o período de amamentação do bebé, devido aos riscos de cremes, medicamentos e procedimentos estéticos podem trazer para a mãe e para o bebé.

Como prevenir as manchas na pele na gravidez

Não há como evitar o aparecimento destas manchas, já que estão relacionadas com os níveis de hormonas durante a gestação e com a forma como cada organismo feminino reage a essas alterações.

Para ajudar a amenizar o problema, aconselha-se que evite a exposição solar nas horas de maior calor, recomendando-se ainda que se utilize sempre protetor solar e um chapéu em saídas para o exterior.

Compartilhar ;)

Manchas na Pele na Gravidez