Insónia na Gravidez

A insónia é um problema muito frequente nas grávidas, as alterações hormonais, a ansiedade e stress e o desconforto são alguns factores que podem provocar esta situação durante a gestação. Depois do excesso de sono no primeiro trimestre, no terceiro e último trimestre a maioria das grávidas sente muitas dificuldades em dormir e em descansar.

Dicas para combater a insónia na gravidez

Insónia na Gravidez

Evite fazer sestas durante o dia, mesmo depois do almoço, quando se sente mais cansada e sonolenta, evite dormir, as sestas podem levar a insónias durante a noite. Mantenha uma rotina de sono, tente deitar-se todos os dias à mesma hora.

A barriga grande e a dificuldade em conseguir uma posição confortável são as principais causas das insónias, especialmente, na última fase da gravidez, compre uma almofada. Compre um almofadão que apoie todo o corpo e coloque almofadas mais pequenas debaixo da cabeça e dos braços.

Coma pelo menos 1 hora antes de se deitar, coma comidas leves. Evite alimentos demasiado pesados e de difícil digestão, assim como os alimentos fritos, ácidos e picantes.Também deve evitar a ingestão de líquidos depois das 19 horas, assim evita a constante ida ao banheiro durante a noite que pode lavar à dificuldade em voltar a adormecer.

Uma das principais causas para as insónias, em especial, nas mães de primeira viagem é a ansiedade e o receio do parto, ansiedade e o stress que dificultaram o sono das mulheres, pratique actividades relaxantes como ioga e a meditação. Converse com amigas e familiares e tire as suas dúvidas e frequentes aulas de preparação para o parto para se sentir mais segura.

Tome um duche de água quente antes de se deitar, a água quente ajuda a relaxar o corpo e provoca alguma sonolência, no entanto, deve evitar os banhos de emersão que não são aconselháveis a grávidas uma vez que podem provocar o parto.

Evite o fumo, não só deve evitar fumar como estar em locais com fumo onde estejam outros fumadores.

O sono é muito importante para a grávida e para o bebé, deve procurar uma solução para que o seu corpo durma as horas necessárias, um passeio ao sol, algum exercício físico, chá de cidreira, sem com o aconselhamento do seu médico.

Partilhar

>