Gravidez semana a semana

Uma gravidez dura em média 40 semanas, na realidade são 38 +2 porque os médicos contam a partir da última DUM e a ovulação e fecundação ocorre apenas cerca de semanas depois, a cada semana o bebé cresce, a gravidez é um momento muito importante na vida dos futuros papás.

gravidez-semana-semana

Gravidez semana a semana

1ª à 4ª semana de gestação

A maioria das mulheres só descobre que está grávida após o atraso menstrual, ou seja 28 dias ou 1 mês depois, quando descobre que está grávida a mulher já está de 3 a 4 semanas. Nesta fase o embrião já tem a coluna e o sistema nervoso em formação. Os rins, fígado e intestinos estão a formar-se e, à quarta semana, está como na figura da direita.

5ª semana de gestação

Nesta semana o seu bebé tem o tamanho de um grão de arroz, o seu coração já bate, a placenta já funciona e o seu sistema nervoso central, músculos e ossos estão em formação. Acontece muitas vezes, nesta altura, os médicos não conseguirem apanhar o batimento cardíaco, pode ter de repetir a ecografia. A mãe pode sentir cansaço, enjoos matinais, os peitos mais sensíveis e inchados.

6ª semana de gestação

Os olhos estão em formação, assim como o sistema nervoso periférico, a pele, as unhas, o cabelo, os rins, os vasos sanguíneos, o sistema respiratório.

7ª semana de gestação

Se fizer uma ecografia nesta altura pode visualizar as feições faciais do teu bebé, a boca e a língua, assim como os braços e as mãos. O coração já tem as cavidades direita e esquerda.

8ª semana de gestação

O seu bebé deixou de ser um embrião e passou a ser um feto. Os braços cresceram e as mãos estão flexionadas nos pulsos. As pernas estão mais compridas assim como os pés.

9ª semana de gestação

O teu bebé já deixa ver as orelhas e os dedos dos pés. Mede cerca de 2.3cm e pesa cerca de 2 gramas.

10ª semana de gestação

O bebé já tem impressões digitais que o identificarão toda a vida. No final desta semana todos os órgãos e sistemas do teu bebé estão formados, só precisam de crescer e amadurecer.

11ª semana de gestação

O aparelho genital do bebé está em desenvolvimento, mas ainda é muito difícil confirmar o sexo do bebé através da ecografia.

12ª semana de gestação

O bebé já faz chichi, já tem as cordas vocais desenvolvidas, é possível ouvir um choro muito baixinho. O cérebro está completamente formado e o teu bebé já sente a dor. O bebé também pode chuchar o dedo. Nesta altura mede cerca de 5,4 cm e pesa 14 gr.

13ª semana de gestação

Entrou no segundo semestre da gravidez, o crescimento do bebé agora é enorme, todas as semanas duplica o seu tamanho e peso. O bebé tem o tamanho de meia banana.

14ª semana de gestação

Algumas mães começam a sentir cosquinhas na barriga, é o bebé a mexer. As sobrancelhas e o cabelo começam a surgir. O feto faz movimentos de agarrar, franzir as sobrancelhas e caretas. Pode ser apanhado a chuchar no dedo.

15ª semana de gestação

O feto pesa cerca de 70 gramas e tem 11 centímetros de comprimento, do topo da cabeça até o bumbum. Os órgãos genitais externos estão desenvolvidos e já pode saber se vai ter um menino ou uma menina.

16ª semana de gestação

O bebé já mede 11,6 cm, já tem as sobrancelhas e pestanas formadas, cabelo e pêlos por todo o corpo. Boceja, espreguiça-se e franze a testa, pode ter soluços.

17ª semana de gestação

O bebé cresce semana a semana, nesta altura mede cerca de 13 centímetros da cabeça até o bumbum, e pesa por volta de 140 gramas. O batimento cardíaco pode ser ouvido com mais facilidade.

18ª semana de gestação

O teu bebé continua a crescer e a mexer-se muito. Os genitais já são bem visíveis, encontra-se no quinto mês de gestação.

19ª semana de gestação

O seu bebé já ouve os sons do exterior, é a altura ideal para conversar com ele, o papá também pode falar para a barriga. Pode assustar-se com sons fortes.

20ª semana de gestação

Chegou a meio da gravidez, é impossível esconder a barriga e a roupa já está demasiado apertada, compre roupa que não aperte e confortável. O bebé pesa agora 300 gramas e tem 25,6 cm, já as unhas dos pés e das mãos.

21ª semana de gestação

O bebé deve ter cerca de 27 centímetros do alto da cabeça até o calcanhar.

22ª semana de gestação

O bebé continua a crescer, assemelha-se a um recém nascido em ponto pequeno.

23ª semana de gestação

Os vasos sanguíneos dos pulmões estão se preparando para a respiração e para que o bebé engula normalmente. O tom da pele dele é rosado, a pele é tão fina que dá para ver as veias por dentro do corpo. A cor da pele do seu filho só vai se estabelecer de fato durante o primeiro ano de vida

24ª semana de gestação

Nesta altura a mãe aumenta entre 250gr a 500gr por semana, tenha a atenção à sua alimentação a outros sinais como inchaço e edemas. O bebé move-se, cheira, vê, ouve e , pensa-se que também sonha. Tem cerca de 30 cm e pesa aproximadamente 600 gr.

25ª semana de gestação

O bebé tem ainda muito espaço para brincar e pode sentir um aumento nos seus movimentos diários.

26ª semana de gestação

O bebé mede cerca de 36 centímetros. Ele responde a sons. O bebé precisa de gordura para poder se ajustar à temperatura, para além de a gordura ser a fonte de energia e calorias nos primeiros dias de vida.

27ª semana de gestação

O bebé já abre e fecha os olhos, dorme e acorda em intervalos regulares e pode chupar o dedo. Os pulmões já são capazes de funcionar com ajuda médica

28ª semana de gestação

Chegou ao ultimo trimestre da sua gravides, comece a preparar as coisinhas para a chegada do seu filho, a mala de maternidade deve ser feita nesta altura. O bebé tem agora 37,6 cm e pesa cerca de 1 kg. Está completamente formado.

29ª semana de gestação

O teu bebé ocupa quase todo o espaço do teu útero e deve ter-se virado de cabeça para baixo. Abre e fecha os olhos e começa a conseguir focar.

30ª semana de gestação

Faltam 10 semanas para conhecer o seu bebé, ele já consegue diferenciar claro e escuro, e pode até seguir com os olhos uma luz que se mexa do lado de fora da barriga.

31ª semana de gestação

Nesta altura pode começar a sentir contracções de preparação ou contracções de Braxton-Hicks. O bebé está completamente desenvolvido, mas os seus pulmões ainda não estão totalmente preparados.

32ª semana de gestação

O bebé mede agora 42,4 cm e pesa pouco mais de 1,7Kg. O volume do teu sangue aumentou 2,5 litros. Pode sentir mais cansaço, deve estar atenta à sua pressão arterial.

33ª semana de gestação

O bebé deve estar na posição cefálica, de cabeça para baixo, se ainda não está ainda pode dar a volta.

34ª semana de gestação

Os pulmões do bebé já estão desenvolvidos e o sistema nervoso continua a desenvolver-se-

35ª semana de gestação

Pode começar a perder um líquido espesso com raios de sangue, é a perda do rolhão mucoso, deve contar e estar atenta aos movimentos do seu bebé.

36ª semana de gestação

Chegou aos 8 meses de gravidez, a ansiedade começa a aumentar, a vontade de conhecer o seu bebé é enorme, assim como o cansaço e o desconforto. Nesta altura o bebé está totalmente formado, precisa apenas de ganhar peso.

37ª semana de gestação

Se o bebé nascer agora já não é considerado prematuro. O bebé começa a perder o lanugo, uma penugem que cobre o seu corpo.

38ª semana de gestação

O bebé já consegue segurar coisas com as mãos, como o cordão umbilical. Os órgãos estão totalmente desenvolvidos e no lugar certo. Os pulmões e o cérebro já funcionam

39ª semana de gestação

Nesta altura o bebé mede entre 45 a 50 cm e pesa entre os 2,5kg e os 5 kg. Está prontinho para nascer e ser amado.

40ª semana de gestação

Chegou ao fim de uma longa caminhada, vai finalmente conhecer o seu bebé.