Gravidez passo a passo 29 semanas

Parabéns chegou às 29 semanas, a ansiedade começa a crescer, principalmente o desejo de sentir e ver o rosto do seu bebé. Faltam 77 dias para conhecer a sua princesa ou seu príncipe. Nesta fase o bebé cresce rapidamente, engorda cerca de 250 gramas numa semana passada, pesando em média cerca de 1,150 kg e medindo cerca de 38 centímetros de comprimento da cabeça ao calcanhar.

Todos os bebés são diferentes e estes valores podem variar bastante, nesta altura os médicos começam a fazer uma estimativa do peso do bebé quando nascer.

Desenvolvimento do bebé

Nesta fase os músculos e os pulmões continuam a amadurecer e a cabeça começa a ficar maior, o cérebro começa a desenvolver biliões de neurónios. Com este aumento significativo de energia e de crescimento, é natural que o bebé necessite de mais nutrientes. A grávida precisa de uma alimentação equilibrada e saudável rica em proteínas, vitamina C, ácido fólico, ferro e cálcio.

Na ecografia começam a ser mais visíveis os traços do rosto, a pele está mais lisa e pálida devido à gordura que está a acumular, deixa de ter aquele aspeto enrugadinho que aprendeu a amar. O aumento da gordura corporal do bebé é muito importante porque ajuda a regular a temperatura do organismo.

Os movimentos do seu bebé também podem começar a diminuir durante esta semana, isto acontece porque o bebé está maior e o espaço no útero fica cada vez mais apertado.

Às 29 semanas o bebé já tem pestanas e já pode pestanejar.

gravidez-29-semanas

Sintomas 29 semanas de gestação

Cãibras nos gémeos, para aliviar as cãibras, estique a perna com suavidade, flectindo o pé e esticando os dedos na sua direcção.

Obstipação e hemorróides, para evitar que isto aconteça beba bastante água ao longo do dia e evite alimentos gaseificados e que provocam prisão de ventre.

Nestas altura pode também começar a sentir as contrações de braxton Hicks, ou contracções de treino, duram cerca de 30 a 60 segundos, quando as sentir deve descansar e estar atenta, se tiver 5 ou mais num período de uma hora, deve consultar imediatamente o seu médico.

Partilhar

>