Gravidez passo a passo – 27 semanas

A gravidez aproxima-se da recta fina, encontra-se no terceiro e último semestre, faltam 91 e um dia para conhecer o seu filho/ filha, a ansiedade começa a crescer.

O desconforto comece a manifestar-se mais frequentemente, fores nas costas e nas pernas começam dia a dia a incomodar cada vez mais. Os sintomas variam muito de mulher para mulher e a intensidade dos mesmos também é diferente.

Bebé

Nesta fase o bebé já abre e fecha os olhos, dorme e acorda em intervalos regulares e pode chupar o dedo.

A partir de agora o bebé ganhará cerca de 450 gramas de peso em cada mês, neste altura mede cerca de 33 cm da cabeça às nádegas e pesa cerca de 900 gramas. Embora cresça rapidamente, o cérebro e os pulmões ainda não estão maduros.

gravidez-27-semanas

Sintomas

O seu corpo está a preparar-se para a recta final, começa a sentir dores no fundo das costas e algumas grávidas podem mesmo sentir dores pélvicas posteriores. Nesta altura pode ainda sentir cãibras e hemorróidas.

Os seios podem sofrer alterações, as auréolas, as zonas escuras que rodeiam o mamilo, podem mudar de cor e escurecer. Pode também surgir uma linha vertical escura na barriga que pode subir até ao umbigo ou peito.

Exames

Se você tem sangue Rh-negativo, seu médico deve indicar nesta época um exame para detectar anticorpos anti-Rh, também chamados de anti-D, e aplicar uma injeção para combater a incompatibilidade e evitar problemas com o bebé.

Pode também sentir algum cansaço extra, o médico pode mandar fazer análises para verificar se não está com c nenhuma carência de vitaminas, especialmente, com anemia.

Compartilhar ;)

Gravidez passo a passo – 27 semanas