Gravidez Passo a Passo – 13 a 16 Semanas

Descobrir que está grávida pode ser uma grande alegria ou um imenso susto para uma mulher, pois, embora seja muito bom saber que a família vai aumentar, um bebê traz muitas despesas e preocupações para toda a família.

No decorrer dos nove meses de gravidez, o corpo da mulher e o seu bebê passam por inúmeras mudanças, e quanto mais o tempo passa, se tornam ainda mais importantes os cuidados para que o bebê se desenvolva corretamente e que nasça com saúde, por isso, é muito importante o pré natal.

O que se passa na Gravidez entre a 13º e 16º Semana ?

13ª semana

Na décima terceira semana de gestação, o bebê já está com o pescoço formado e se torna capaz de aguentar os movimentos da cabeça; o cabelo começa a crescer e o corpo está coberto com uma camada de pelo muito fino que tem a função de proteger a pele do contato permanente com o líquido amniótico e ajuda o bebê a manter a temperatura e não acumular gordura; os órgãos genitais externos e os ossos do esqueleto continuam a sua formação; o fígado agrega bílis e o pâncreas começa a produzir insulina; o intestino vai para a zona abdominal; o rosto começa a se formar, a região do nariz é rasa e começa a formar as sobrancelhas; na língua aparecem as papilas gustativas e o bebê começa a escutar os sons e vibrações do interior do corpo da mãe.

14ª semana

O crescimento do bebê acelera e os órgãos internos amadurecem; as pernas estão se tornando proporcionais ao restante do corpo; o bebê já consegue mexer as mãos, os dedos dos pés, os joelhos, as pernas, os pulsos e dobrar os dedos; as unhas das mãos e dos pés continuam o desenvolvimento; iniciam os movimentos respiratórios; o sistema nervoso inicia o funcionamento e o bebê é alimentado através da placenta.

15ª semana

O bebê já consegue levar as mãos à boca e chupar o polegar; os ossos endurecem e as articulações começam a funcionar rapidamente; a pele é fina e transparente; o corpo continua coberto por um pelo fino; o cabelo continua a crescer podendo mudar a textura e a cor depois do nascimento e o líquido amniótico funciona como condutor em parceria com as estruturas internas dos ouvidos, fazendo com que o bebê consiga ouvir a voz da mãe e as batidas do seu coração.

16ª semana

Os ossos do bebê absorvem cada vez mais cálcio e ficam mais fortes; as pernas e os braços estão completos e as articulações funcionam perfeitamente; o músculo do coração está bem desenvolvido; o ânus e o órgão genital já estão formados; o bebê sente todas as emoções vividas pela mãe, por causa da variação das substâncias químicas liberadas por ela e o pequeno já consegue sentir as carícias feitas na barriga da mãe.

Sintomas

  • mamilos aumentam de tamanho e ficam  mais escuros
  • aumento de apetite
  • podem também surgir algumas manchas na pele, principalmente no rosto (pano)
  • aparece uma linha vertical de tom escuro no umbigo
  • dificuldades na digestões e na evacuação

Exames

É aconselhável às gravidas com mais de 35 anos ou com historial familiar de filhos com anomalias congénitas fazer amniocentese  que consiste na colheita de líquido amniótico por punção com uma agulha.

Bebé

O bebé começa a mexer-e com mais frequência e a reagir aos estímulos exteriores ( voz da mãe, do pai, música).

O bebé já sorri e faz chichi, nascem os primeiros cabelos. Começa a controlar os movimentos e pode surgir na ecografia a  chuchar no dedo, agarrar o cordão umbilical…

Às 16 semanas as pálpebras e as mãos estão formadas, podendo observar-se unhas minúsculas.

Mede entre 15 e 18 cm de comprimento e pesa cerca de 200 gramas.