Gravidez na Adolescência

A adolescência é um dos períodos mais complicados na vida de todos, sendo um momento de constantes mudanças e descobertas, existem muitos erros que depois de cometidos têm um efeito fulcral no futuro de cada um.

Uma dessas mudanças e descobertas tem a ver com o amadurecimento sexual do próprio adolescente, sendo que apesar de acontecer muito rapidamente e cada vez mais cedo, poderá mesmo vir a tornar-se um peso no futuro, nomeadamente quando esse amadurecimento é feito sem os conhecimentos e cuidados necessários para evitar gravidezes indesejadas.

Uma gravidez na adolescência pode acontecer em qualquer meio social, independentemente dos conhecimentos e até de todos os ensinamentos que os adolescentes tenham perante os seus pais.

Estas gravidezes podem acontecer por estados de embriaguez, por esquecimento ou simplesmente por falta de atenção, sendo que para isso é necessário que os adolescentes sejam lembrados constantemente da importância do uso de preservativos (não só pela questão da gravidez).

É lógico que adolescentes grávidas sempre aconteceu, porém nos dias de hoje é cada vez mais comum e as dificuldades são maiores. Assim, aconselha-se todas as jovens a recorrerem a uma consulta de planeamento familiar no seu centro de saúde médico, podendo ir sozinha e sem autorização dos pais e é uma consulta gratuita.

Depois da consulta de planeamento e dos testes feitos, em caso positivo é obrigatório seguir as consultas a rigor e nunca falhar nenhuma, já para não falar de todos os cuidados de saúde aconselhados pelo médico, não só para o bebé como também para a mãe.

Em suma, uma gravidez na adolescência poderá mudar completamente a sua vida, por isso antes de iniciar a sua vida sexual (apenas quando sentir realmente necessidade e nunca se deve sentir pressionada por ninguém), aconselhamos que visite regularmente o seu médico de família e se possível tenha em atenção ao uso de preservativo e até da pílula.