Gravidez de Menino

Uma das perguntas mais frequentes durante os primeiros meses da gestação é qual será o sexo do bebé. Saber se é uma gravidez de menino ou de menina é algo por que muitos pais esperam ansiosos.

Neste artigo poderá aprender mais sobre a gravidez de menino, e ainda, como saber o sexo do bebé que tem na barriga. Confira.

A Gravidez de menino

O sexo de um bebé é definido logo no momento da fecundação. Cada célula sexual, masculina e feminina, possui 23 pares de cromossomas, com a informação genética do pai e da mãe.

Da união desses cromossomas resultam as características do futuro bebé.

Assim, para ser uma gravidez de menino, o par de cromossomas sexuais tem de ser XY. O X vem obrigatoriamente da mãe, já que o óvulo apenas possui cromossomas sexuais X, enquanto que o Y vem do pai.

Contudo, como o espermatozoide contém tanto cromossomas X e Y, o par final pode ser XX (gravidez de menina) ou XY (gravidez de menino). De seguida confira como saber se é gravidez de menino.

Como saber se é gravidez de menino

Na tradição popular existem muitos métodos para saber se é uma gravidez de menino ou de menina.

O teste do anel, o tamanho e o formato da barriga da grávida, a frequência e intensidade dos enjoos e outros sintomas, etc. Contudo, nenhum destes métodos tem provas de que é realmente fiável.

Para realmente saber, de uma forma segura, se tem uma gravidez de menino, há três métodos. O primeiro, e mais fiável de todos, é esperar pelo parto.

Noutros tempos, apenas assim se tinha a certeza do sexo do bebé. Claro que hoje em dia, a não ser que realmente o queira, há formas de saber bem antes se tem uma gravidez de menino ou de menina.

A partir da 16/17ª semana de gestação, é já possível através de uma ecografia vislumbrar o órgão sexual do bebé. Como tal, por volta do quarto mês de gravidez já pode saber com alguma segurança se é menino ou não.

Se não conseguir esperar tanto tempo, há hoje em dia formas de saber se tem uma gravidez de menino ou de menina mais cedo.

Por volta do 8º mês é já possível fazer análises ao sangue, onde é possível detetar sequências de ADN fetal. Se nessas sequências estiver o cromossoma Y, então tem uma gravidez de menino.

Compartilhar ;)

Gravidez de Menino