Dores do parto: Dicas simples para amenizá-las

O momento do nascimento de um filho é um dos mais felizes na vida de uma mulher. Contudo, como qualquer mulher que já tenha sido mãe sabe, essa felicidade vem acompanhada de muitas dores, naturais num parto.

No entanto, há algumas dicas simples que ajudam a amenizar as dores de parto e a superá-las mais facilmente.

Descubra aqui várias dicas simples, sugeridos por médicos obstetras, que irão ajudá-la a aliviar as dores do parto.

dores-do-parto-dicas-ameniza-las

Dicas para amenizar as dores do parto

As dores da contração provocam uma tensão muscular no corpo da gestante. Assim, para aliviar essas dores, pode pedir que lhe façam uma massagem na zona dos quadris e na lombar.

Não necessita de ser uma massagem feita por um profissional, bastando que alguém que a acompanhe no parto que faça movimentos circulares com pressão intensa nas zonas referidas.

Outra dica simples, mas que pode ser eficaz, é deixar que a sua mente se foque noutras coisas que não as dores do parto. Assim, converse com o seu parceiro, veja fotografias ou simplesmente ouça música.

Quando sentir as contrações começarem, respire fundo. Inspire profundamente pelo nariz no início da contração, expirando quando a dor começar a passar.

Durante as contrações, um banho morno, ou então, a aplicação de uma compressa fresca e húmida na zona da lombar, ajudarão a aliviar a dor.

Outra dica importante para amenizar as dores do parto é mudar de posição. Por vezes basta mexer-se para que o próprio bebê se mova também, permitindo descobrir uma posição mais confortável, e que a ajude a lidar melhor com as dores da contração.

Se você optar por fazer o parto em casa, deve aproveitar para fazer algumas atividades que conseguem amenizar bastante as dores do parto, como caminhar, agachar-se, tomar banho, ou mesmo sentar-se numa bola de pilates.

Se o seu parto for realizado no hospital, caso as dores sejam demasiado intensas e desagradáveis, pode pedir ao médico que a acompanha para levar epidural. Esta anestesia irá reduzir significativamente as dores do parto.