Dor Nos Rins na Gravidez

Sentir dores na zona dos rins é um problema bastante comum entre grávidas. As causas são várias, devendo por isso consultar o seu médico obstetra se está grávida e sente dores nessa área.

Conheça melhor as causas que levam ao aparecimento de dor nos rins na gravidez.

Causas da dor nos rins na gravidez

A dor nos rins da gravidez é um problema que ocorre com bastante frequência na gestantes, podendo ter várias origens, desde o cansaço muscular, cálculos renais, problemas com a coluna vertebral, e ainda, infeção urinária.

A infeção urinária é a causa mais comum, surgindo mais frequentemente no início ou no fim da gravidez.

Isto acontece pois são fases da gestação onde o fluxo sanguíneo é maior, o que leva a uma produção mais elevada de urina, que irá acumular-se na bexiga.

Outro dos fatores que leva ao desenvolvimento de uma infeção urinária é a elevação dos níveis da hormona progesterona.

Este aumento pode provocar o relaxamento das várias estruturas do sistema urinário, bem como dos músculos da bexiga, levando à acumulação de urina nestes locais.

Este acúmulo criará as condições ideais para o desenvolvimento e proliferação de bactérias, responsáveis pela infeção urinária.

Quando a gestante tem uma infeção urinária, existem vários sintomas que se manifestam, nos quais se incluem ardor e dor ao urinar, cheiro e cor anormal na urina, e ainda, uma vontade mais frequente em urinar.

Estes são os sintomas mais comuns, havendo no entanto casos onde esta condição se revela assintomática, não existindo sinais que mostrem a existência de uma infeção.

É por isso essencial fazer regularmente exames de urina e consultar o médico que a acompanha, para mais facilmente diagnosticar o problema caso ele surja.

Quando a dor nos rins na gravidez surge numa fase final da gestação, essa dor pode ser um sinal de que o trabalho de parto se iniciou. Neste caso, a dor nos rins deve-se às contrações.

Dor nos rins como sintoma de gravidez

A dor nos rins, nalgumas situações, pode ser um sintoma de que está grávida.

Não sendo um dos sintomas mais comuns, especialmente entre mulheres que geralmente sofram de dores nas costas durante a menstruação, a dor nos rins pode ser um sinal de gravidez.

Se tem o seu período atrasado e sente dores nos rins, então deverá fazer um teste de gravidez para confirmar ou despistar a suspeita.

Compartilhar ;)

Dor Nos Rins na Gravidez