Dicas para a Mãe no Terceiro Trimestre de Gravidez

Com a chegada do terceiro trimestre, começa também a contagem decrescente para o grande dia, onde finalmente vai poder ver o seu bebé.

Nesta fase da gestação, o mais complicado já passou, necessitando principalmente de muito descanso até ao dia do parto.

Contudo, a vida não para, e além disso, há muito que preparar para os primeiros tempos do bebé depois do nascimento.

É por isso essencial ter alguns cuidados e seguir algumas dicas, de modo a que tudo decorra tranquilamente nos últimos três meses.

Confira de seguida várias dicas para a mãe no terceiro trimestre de gravidez.

Dicas para o terceiro trimestre de gravidez

Os últimos três meses, com a gravidez cada vez mais perto do fim, é uma altura onde a gestante sente-se muito cansada.

Com o bebé cada vez maior, e a gestante cada vez mais peada, é natural que se sinta mais cansada a fatigada com alguma facilidade.

As dicas para a mãe no terceiro trimestre de gravidez são assim sobretudo direcionadas para o conforto da futura mamãe. Confira:

– Neste período de tempo antes do nascimento é normal a gestante começar a sentir-se mais inchada. Para manter o bem-estar e a saúde da mãe o do bebé é essencial manter uma alimentação balanceada, com uma dieta colorida, rica em vegetais, frutas frescas e legumes, muita ingestão de água, e pobre em doces e gorduras.

– Com o dia do parto cada vez mais próximo, é fundamental ter a mala de maternidade para si e para o bebé pronta. Dessa forma, não terá stresses desnecessários quando chegar a hora, e vai deixar a sua mente mais tranquila, sabendo que está tudo pronto para ir para o hospital.

– Nesta fase da gravidez é essencial relaxar e descansar bastante. Para isso, há atividades simples, mas que a ajudarão a si e ao bebé a sentirem-se tranquilos e relaxados. Ouvir música, deitar-se numa posição confortável a ver um filme, ou mesmo fazer uma máscara facial hidratante ao som de música clássica ou outro qualquer tipo de música relaxante, são apenas algumas ideias.

– Com a gestante cada vez mais pesada, nos últimos três meses deve procurar estar sempre o mais confortável possível. Dessa forma, utilize sapatos confortáveis e roupas soltas, que a deixem cómoda e à vontade.

– Nesta fase é importante não fazer esforços ou atividades físicas pesadas.