Dicas para dormir bem na gravidez

A maioria das grávidas, em algum ponto da sua gravidez tem dificuldades em dormir. As alterações hormonais, problemas como náuseas, azia e mais para o final o tamanho da barriga são algumas das principais causas para haver alterações do sono na gravidez.

Apesar de não existirem receitas milagrosas, a verdade é que a alteração de alguns comportamentos podem ajudar a ter um sono mais descansado.

Dicas para dormir bem na gravidez

Evite beber bebidas com cafeina, muitas pessoas associam a cafeina apenas ao café, mas esta está presente também no chá e refrigerantes. Se não consegue viver sem um cafezinho, evite tomá-lo depois das 19 horas.

Muitas grávidas, mesmo as que vão ter os bebés no Inverno sentem mais calor, evite roupa de cama demasiado quente como lençóis térmicos e tente manter o quarto fresco e arejado.

Mais para o fim da gravidez com o tamanho da barriga, dificilmente, vai conseguir dormir uma noite inteira descansada, nesta altura aproveite sempre que puder para fazer uma soneca de 30 a 60 minutos durante o dia. Mas não deve ultrapassar este tempo para não tirar o sono da noite.

A grávida deve encontrar a sua posição para dormir, somos todas diferentes e o que resulta numa mulher pode não resultar noutra, a posição mais adoptada é dormir de lado, com um travesseiro por baixo do joelho e outro na barriga, deve evitar deitar-se para cima por muito tempo.

Se sofre de azia, o ideal é dormir com a cabeça elevada, coloque mais que um travesseiro por baixo da cabeça de forma a mante-la alta e atenuar a azia.

A bexiga da grávida parece que diminui, por isso, deve evitar beber muitos líquidos durante a noite, mas não se esqueça que é importante beber bastante água durante o dia.

Se não consegue adormecer passado um tempo, levante-se e vá até a sala ou varanda, ligue a tv, ouça música ou leia um livro, estar a rebolar na cama não vai ajudar a adormecer.

Se sofre de náuseas faça um lanche leve antes de ir para a cama mas evite alimentos com açúcar ou líquidos.

Se estiver incomodada com os enjoos (comuns no primeiro trimestre), mantenha a barriga cheia comendo lanches leves, como bolachas secas, em especial antes de dormir.

Durma sobre o lado esquerdo, esta posição ajuda o sangue e os nutrientes a fluírem para o feto e para o útero com mais facilidade, e ajuda os rins a eliminar os líquidos desnecessários.