Dicas Para Aumentar as Hipóteses de Engravidar

Ser mãe é o desejo da maioria das mulheres, no entanto, algumas sentem imensa dificuldade em engravidar e cada mês em que o sonho não se concretiza aumenta a ansiedade. De facto, os casos de infertilidade são cada vez mais, mas, muitas mulheres têm dificuldades em engravidar sem existir nenhum problema médico que as impossibilite.

A alimentação influencia em muito as hipóteses de engravidar, uma alimentação equilibrada e variada deve fazer parte da vida diária das futuras mamãs. Uma má alimentação pode interfir com o processo de ovulação.

Alimentos que aumentam as hipóteses de engravidar

  • Frutas e legumes frescos;
  • Alimentos ricos em proteínas (peixes, carnes, ovos e produtos lácteos);
  • Hidratos de carbono complexos (grãos de trigo, centeio, milho, aveia e cevada, feijão, leguminosas);
  • Ácidos gordos essenciais (peixes gordos, sementes);
  • Fibras (cereais integrais, fruta, nozes, aveia, pão, arroz e massa integrais).

Alimentos que deve evitar se pretende engravidar

Cafeína, álcool, aditivos, conservantes e adoçantes artificiais, gorduras saturadas, fritos, hidratos de carbono refinados (bolos, pão branco…) e os descafeinados (que contêm estimulantes).

Alimentos ricos em antioxidantes (frutas e legumes frescos, nozes, amêndoas, pinhões, folhas verdes)

Alimentos ou suplementos ricos em ácido fólico, zinco, selénio, ácidos gordos essenciais, vitaminas A, B6, B12, C e E, manganésio, ferro, L-arginina e L-carnitina.

Quem tem dificuldades em engravidar deve ter uma rotina de exercício físico cerca de 20 minutos de caminhada, bicicleta ou natação, três vezes por semana são ideais, o exercício físico aumenta a energia, a boa disposição e afasta o stress e ansiedade que são inimigos de quem quer engravidar.

Qual o melhor período para engravidar

O melhor momento para engravidar varia de mulher para mulher e de ciclo para ciclo, por norma, o melhor momento é imediatamente antes da ovulação (que ocorre duas semanas antes da menstruação seguinte, este é momento da ovulação, o corpo dá o sinal e aparece um corrimento claro tipo clara de ovo. O período fértil da mulher tem duração de três dias antes da ovulação até dois dias após a mesma.