Desejos de grávida

Apesar de muitas pessoas pensarem que os desejos de grávidas são simples caprichos, a verdade é que existem fatores que podem realmente levar ao aparecimento de desejos menos usuais.

Pelo menos metade das grávidas sentiram ou vão sentir os famosos desejos, que podem variar muito, consoante cada grávida. Desde alimentos muito doces, aos muito salgados ou condimentados, até a sabores pouco comuns, a variedade de desejos é grande.

Saiba mais as razões que levam ao aparecimento dos desejos de grávida.

Causas dos desejos de grávida

Pregnant woman in bed eating chocolate smiling

Existem várias razões que levam ao aparecimento de desejos durante a gravidez. Mais usuais no início da gestação, podem também ocorrer ao longo dos 9 meses. Saiba mais sobre os fatores que levam ao surgimento destes desejos.

– Durante a gestação, parte dos nutrientes que ingere são utilizados pelo bebé em crescimento. Assim, se a alimentação não for suficiente para fornecer todos os nutrientes necessários, a grávida irá sofrer de carências nutricionais. Quando isto acontece, o cérebro irá “pedir” que a grávida consuma alimentos ricos nos nutrientes em falta. Daí o desejo específico por determinados alimentos.

– Com o início da gravidez, ocorre também uma grande alteração hormonal, por via do aumento dos níveis de determinadas hormonas. Por exemplo, a progesterona e a prolactina, são responsáveis pela mudança do nível de pH na boca, e ainda, pela alteração do apetite. Assim, além de ter vontade de comer mais, também a alteração do pH provoca a mudança na forma como sente os sabores, levando a grávida a preferir novos e estranhos sabores.

– Outro fator importante a ter em conta nos desejos de grávida está relacionado com a insegurança e a carência que a futura mãe sente durante a gestação. Devido às alterações hormonais e devido às mudanças no corpo e na sua imagem, é normal a grávida estar muito mais sensível, procurando por isso alimentos que lhe deem conforto. E claro, o companheiro irá fazer tudo para que futura mãe se sinta melhor e mais feliz.

Se alguns destes fatores não são controláveis, já a carência nutricional pode e deve ser solucionada através de uma alimentação equilibrada e saudável.

Afinal, não é por estar grávida que pode comer tudo o que lhe apetecer, pois, para seu bem e para o bem do bebé, deve ter uma alimentação que promova a saúde de ambos.

Compartilhar ;)

Desejos de grávida