De que cor vão ser os olhos do seu bebé?

Durante a gravidez os pais imaginam cada pormenor do bebé, o rostinho, a boca, com quem ele vai ser parecido, atualmente, com o grande avanço nas ecografias, especialmente, a 3 e 4 dimensões já é possível ver o rosto do bebé e ter uma ideia dos seus traços. A verdadeira emoção acontece com o primeiro olhar e o primeiro cheiro, é momento verdadeiramente especial.

A maioria dos pais diz que que o único desejo que têm é que o filho/a nasça perfeito/a e com saúde, mas depois de garantir a saúde do bebé, secretamente desejam que os seus filhos nasçam com os olhos azuis ou verdes. A maioria das crianças nascem com os olhos de uma cor azul acinzentada indefinida, mas a cor dos olhos pode alterar-se com o passar do tempo.

A cor dos olhos varia de pessoa para pessoa, esta é determinada pela genética que os pais e os avós transmitem através dos cromossomas. A de olhos mais dominante em todo o mundo é a cor castanha, no entanto, em alguns países nórdicos como a Suécia e a Noruega, as cores predominantes são as claras.

É a quantidade de melanina que determinam a cor da pele, ao cabelo e aos olhos. As íris que contêm muita melanina são as castanhas ou pretas, as íris com menos melanina são azuis, verdes, cinzentas e de cor castanha clara.

cor-olhos-bebe

Quando é que a cor dos olhos do bebé é definitiva?

Muitos bebés nascem com os olhos claros, um tom azul acinzentado. Com a exposição ao sol depois do nascimento aumenta a produção de melanina na íris do olho e a cor definitiva pode formar-se por volta dos 6 meses, embora se determine melhor aos 12 meses de idade.

Pais com olhos escuros podem ter bebés com olhos claros e pais com olhos claros podem ter bebés com olhos escuros, depende dos genes familiares.