Como Tratar o Nariz Entupido de um Bebé

O nariz entupido, também denominado de congestão nasal, não é mais que o congestionamento das fossas nasais, dificultando a respiração. E se num adulto este problema já é bastante desconfortável, para um bebé, que não consegue ainda se assoar, é ainda pior.

Se o seu bebé está com o nariz entupido, seja devido a uma gripe, a uma constipação, um resfriado ou outra condição de saúde, então não desespere. Há formas de resolver esse problema. Confira de seguida como tratar o nariz entupido de um bebé.

Nariz entupido

Porque fica o nariz entupido? A maioria das pessoas pensa erradamente que o nariz fica entupido devido à acumulação excessiva de muco. No entanto, na maior parte das situações essa não é a razão.

O congestionamento do nariz do bebé ou do adulto resulta da inflamação dos vasos sanguíneos que irrigam o interior do nariz, causando assim o inchaço dos tecidos de revestimento, e consequentemente, o entupimento das fossas nasais.

Se o seu bebé tem as suas fossas nasais congestionadas, confira de seguida como tratar o nariz entupido de um bebé.

Como tratar o nariz entupido de um bebé

Há duas formas simples para tratar o nariz entupido de um bebé: com soro fisiológico e usando um aspirador nasal infantil. Confira de seguida como utilizar cada um destes métodos para conseguir desentupir o nariz de um bebé.

Soro fisiológico

Comece por colocar o bebé virado para cima, com uma toalha enrolada por baixo dos ombros. De seguida deite 2 a 3 gotinhas em cada narina, esperando depois entre 30 a 60 segundos. A seguir, vire-a para baixo, e com ajuda de um cotonete ou um lenço de papel, deve procurar puxar o muco para o exterior. Não coloque algodão dentro das narinas do bebé. O soro fisiológico pode ser comprado, ou então, feito em casa. Para isso basta juntar meia chávena de chá de água morna e um quarto de uma colher de chá de sal, e agitar bem. Esta receita deve ser feita todos os dias.

Aspirador nasal infantil

O aspirador nasal infantil é uma das formas de tratar o nariz entupido de um bebé, já que ajuda a remover o muco acumulado. Para utilizar este aparelho deve espremer o ar para o exterior da bomba, e de seguida, colocar cuidadosamente a sua ponta na narina do bebé. Depois deixa o ar voltar para o aspirador, puxando consigo o muco.